O Rio de Janeiro recebeu entre os dias 13 e 16 de janeiro um importante evento, a Rio Innovation Week, no Jockey Club Brasileiro, na Gávea. O evento visou fortalecer o desenvolvimento do setor de inovação, envolvendo empreendedores, investidores, executivos, pesquisadores e setores governamentais. Foi a primeira edição do evento com o tema “O Rio de Janeiro no circuito de eventos mundiais de inovação”. 
 
Várias atividades foram apresentadas em 12 palcos simultâneos, contando com mais de 500 palestrantes, 190 expositores, 1000 startups e incubadoras, exposições, laboratórios, mentorias, e-commerce, marketing digital, técnicas de vendas, inteligência artificial, rodadas de negócios etc.
 
A UERJ, por meio do Departamento e Inovação (InoVUERJ), participou de várias atividades, inclusive desenvolvidas por pesquisadores do IBRAG. Além de estandes com equipamentos e materiais em exposição, foram exibidos vários vídeos com os trabalhos desenvolvidos nas Unidades de Desenvolvimento Tecnológico (UDTs), na forma de “pitch”. Veja alguns:
 
Desenvolvimento de nanoemulsões de ácidos graxos insaturados para o tratamento das doenças associadas à obesidade – DHE
 
Laboratório de Anatomia Vegetal
 
Laboratório de Ciência e Tecnologia Forense
 
Núcleo de Fotografia Científica Ambiental BioCenas
 
Sistema Customizável para Controle Laboratorial para o Processo de Tipificação - HLA
 
 

As instalações do evento, estandes da UERJ e apresentações.


 


Pesquisadores do IBRAG no evento


 

À esquerda e acima, Ivan Ribeiro, Cecília de Souza e Jhennifer Martins, da UDT Labplan (DBV/IBRAG); Abaixo, Heitor Evangelista, Rodrigo Barbosa e Anna Donato, do Laramg (DBB/IBRAG) e à direita, Denise Pires de Carvalho, Reitora da UFRJ, Luiz Guilherme Kraemmer, professor da FCM/UERJ e Egberto Moura, professor do DCF/IBRAG (no telão), participam da mesa redonda “Obesidade, uma doença Associada ao Desenvolvimento”.


Detalhes dos materiais do apresentados no estande do Núcleo de Biotecnologia Vegetal