No dia 6 de julho foi realizado o evento de abertura do Projeto “A Nova Política de Inovação da UERJ: Empreendedorismo e Inovação articulando e Integrando ações - INTEGRA UERJ”, aprovado no âmbito do Edital FAPERJ  nº 24/2021 – PROGRAMA DE APOIO A AÇÕES INTEGRADAS DE INOVAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSES.
A proposta tem como Coordenadora Geral a Profa. Marinilza Bruno de Carvalho, Diretora do Departamento de Inovação da UERJ (InovUERJ), e foi estruturada com cinco células, cada uma responsável pela realização de um tema de interesse da Universidade. A Célula da Saúde (Saúde 3D) está sob a coordenação da Profa. Alexandra Monteiro, Vice-diretora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e da Profa. Norma Albarello, Diretora do IBRAG. A "Saúde 3D" será uma unidade de inovação e pesquisa em espaço multiusuário para modelagem tridimensional com impressão 3D, objetivando a produção e a impressão de peças com aplicações e finalidades na área de saúde. Na equipe da Célula Saúde também está o Prof. Lúcio Paulo do Amaral Crivano Machado, do Departamento de Ensino em Ciências e Biologia - DECB/IBRAG e outros docentes da FCM.
O evento contou com a presença de autoridades da UERJ e da FAPERJ, a saber: o Magnífico Reitor, Prof. Mário Sergio Carneiro; o Pró-reitor de Graduação, Prof. Lincoln Tavares; o Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Luís Antônio Mota;  a Profa. Eliete Bouskela, docente do Depto. de Ciências Fisiológicas do IBRAG e Diretora Científica da FAPERJ, representando o presidente da Fundação, Prof. Jerson Lima; o Prof. Maurício Guedes, Diretor de Tecnologia da FAPERJ, além do Subsecretário de Estado de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, Prof. Edgard Leite. 
 
Para assistir o evento: https://youtu.be/WP2FVVceKhE
 

 


Na mesa de abertura, da esquerda para a direita,  o Prof. Lincoln Tavares ( PR1); o Prof. Luís Mota (PR2); o Prof. Mário Sérgio, Reitor da UERJ;  a Profa. Eliete Bouskela e o Prof. Maurício Guedes, pela FAPERJ, e o Prof. Edgard Leite, Subsecretário de Estado.

A Profa. Alexandra Monteiro durante a apresentação da Célula Saúde (Saúde 3D).


À esquerda, a Profa. Marinilza Bruno de Carvalho, Diretora do InovUERJ, apresenta a proposta “INTEGRA UERJ”; à direita, com as coordenadoras da Célula Saúde, professoras Norma Albarello (direção do IBRAG) e Alexandra Monteiro (direção da FCM).
 

Os coordenadores das Células e as autoridades presentes: da esquerda para a direita, o Prof. Maurício Guedes (FAPERJ); o Procurador da UERJ, Dr. Henrique Nóbrega (Célula Empreendedorismo, Inovação e Legislação); a Diretora do IBRAG, Profa. Norma Albarello (Célula Saúde); a Profa. Marinilza Bruno, Coordenadora Geral do Projeto; Profa. Eliete Bouskela (FAPERJ); Profa.  Maria Isabel de Castro de Souza (Célula Educação); Prof. Jorge Luís Machado do Amaral (Célula Tecnologia); o Reitor da UERJ, Prof. Mário Sérgio Carneiro; a Vice-diretora da FCM, Profa. Alexandra Monteiro (Célula Saúde) e o Prof. Alfredo Akira (Célula Meio Ambiente).