Um artigo científico que será publicado na Aquatic Mammals em novembro já deu o que falar. O estudo chamou atenção de pesquisadores e virou notícia na Science. Trata-se do primeiro registro de baleias seguindo uma embarcação à noite. O evento aconteceu na Bacia de Campos, em águas oceânicas, e dá uma luz sobre o comportamento noturno desses animais, assim como o risco de colisão com navios.

Sobre os autores vinculados ao IBRAG:
Guilherme Maricato é aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução (PPGEE/IBRAG), desde 2019. Israel Maciel é pesquisador de pós-doutorado do PPGEE desde 2020. Ambos são também pesquisadores associados do Laboratório de Ecologia e Conservação Marinha (ECoMAR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Maria Alice S. Alves é Profa. Titular do Departamento de Ecologia (DECOL/IBRAG), atuando na orientação e supervisão dos dois autores.
Sobre os demais autores: Rodrigo Tardin é professor do Departamento de Ecologia da UFRJ e coordenador do ECoMAR/UFRJ. Ana Luiza Pires e Sérgio Moreira são pesquisadores associados do ECoMAR/UFRJ.

Acesse também o estudo que deu origem à matéria:

Maria Alice Alves

Israel Maciel