Prof. Jorge Carvalho recebe os novos alunos do Curso de Biológicas da UERJ.No dia 25 de março foi realizada a aula inaugural do Curso de Biológicas da UERJ, tendo como tema “O CEADS como integrador de atividades de ensino, pesquisa e extensão para o Curso de Ciências Biológicas da UERJ”, com a Profa. Dra. Cátia Henriques Callado, docente do DBV/IBRAG e Coordenadora Científica do CEADS.
O Prof. Jorge José de Carvalho, Diretor do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (IBRAG/UERJ), deu as boas vindas aos calouros e falou sobre as oportunidades durante o período de graduação. A professora Norma Albarello, Vice-diretora do IBRAG, lembrou da importância do tema da aula, tendo em vista a comemoração em 2013 dos 15 anos do CEADS e 20 anos, em 2014, da assinatura do Termo de Cessão e Uso à UERJ, da área que pertenceu ao Instituto Penal Cândido Mendes, em Vila Dois Rios, Ilha Grande, município de Angra dos Reis, RJ. Também apresentou a pedagoga que atende ao IBRAG pelo DEP (Depto. de Orientação e Supervisão Pedagógica), Ana Carolina, e os funcionários Ângela da Silva Velho, da Biblioteca Biomédica A (CB/A), do Pavilhão Américo Piquet Carneiro e Rinaldo Cavalcante Magallon, da Biblioteca de Ciência e Tecnologia A , do Pavilhão João Lyra Filho. Ambos explicaram os recursos e procedimentos para acesso aos acervos. Representantes da Empresa Junior Titanus, a primeira Empresa Júnior de Biologia da UERJ, também divulgaram suas atividades.

Ao final do encontro, houve sorteio de livros e jogos do Parque Botânico de Ilha Grande e os alunos receberam Kits doados pelo CRBio-02 e também materiais destinados aos alunos ingressantes.
Profa. Cátia Callado proferindo a palestra da aula inaugural aos alunos do Curso de Ciências Biológicas de 2014/1. Após a aula inaugural, no dia 1º. de abril, foi realizada a visita guiada na Biblioteca CB/A, para os novos alunos do Curso de Ciências Biológicas. Nesta visita, a bibliotecária Heloísa de Castro apresentou os serviços, os produtos e funcionamento da Biblioteca. Ao final, foi sorteado o livro "Zoologia dos Invertebrados" e a aluna contemplada foi Ana Caroline da  Silva Ferreira. Profa. Cátia Callado e a Direção do IBRAG: Prof. Jorge Carvalho e profa. Norma Albarello. Participantes da visita guiada. Da esquerda para a direita, a bibliotecária-chefe Ângela Velho, os alunos Diana de Oliveira, Yolan Fernandes, Sabrina da Silva, Ana Caroline da Silva e a bibliotecária Heloísa de Castro.