O Congresso Científico do Hospital Universitário Pedro Ernesto comemorou seus 60 anos, entre os dias 23 e 26 de agosto, junto com os 87 anos da Jornada Acadêmica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e os 10 anos do Simpósio Alumni, da Associação de Ex-Alunos da FCM.
 
O pré-congresso foi marcado pela conferência magna na cerimônia de aberturacom a Dra. Margareth Dalcomo, da Fiocruz, e pela inauguração do Laboratório Saúde 3D, projeto realizado em parceria FCM-IBRAG, que contou com a presença do Secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Dr. Alexandre Chieppe, formado em Medicina pela UERJ.
 
Vários docentes e estudantes do IBRAG participaram do evento com apresentação de trabalhos, incluindo atividades realizadas em colaboração com o HUPE, a FCM e a PPC (Policlínica Piquet Carneiro).
 
O evento ficou suspenso por dois anos devido à pandemia de Covid-19 e teve como tema Central “Doenças Infecciosas e o Impacto para a Sociedade”.
 

Na mesa de abertura, da esquerda para a direita, a Profa.  Eliete Bouskela representando a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio e Janeiro (FAPERJ); o Pró-reitor de Saúde, Prof. Rogério Rufino; o Secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Dr. Alexandre Chieppe; o Magnífico Reitor da UERJ, Prof. Mario Sérgio Alves Carneiro; o Subsecretário de Estado de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, Prof. Edgard Leite; o Diretor do HUPE, Prof. Ronaldo Damião e a Vice-diretora da Faculdade de Ciências Médicas e presidente do Congresso, Profa. Alexandra Monteiro. Na imagem à direita, a Dra. Margateth Dalcomo aguarda o início da cerimônia de abertura ao lado do Reitor, da Profa.  Eliete Bouskela (docente DCF/IBRAG) e do Prof. Edgard Leite. Na segunda fileira, o Prof. Jorge Carvalho, Diretor do Centro Biomédico ao lado do Prof. Mário Fritsch, Diretor da FCM.
 

Inauguração da Saúde 3D, Unidade de Inovação e Pesquisa para modelagem tridimensional com impressão 3D,  produção e a impressão de peças com aplicações e finalidades na área de saúde. O espaço foi estruturado no âmbito do Projeto INTEGRA UERJ, sob coordenação geral da Profa. Marinilza Carvalho e é coordenado pela Vice-diretora da FCM e Coordenadora do Telessaúde da UERJ, Profa. Alexandra Monteiro, em parceria com a Diretora do IBRAG, Profa. Norma Albarello. 
Na foto da esquerda, o Secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Dr. Alexandre Chieppe, o Diretor do HUPE, Prof. Damião e o Reitor da UERJ, Prof. Mário Sergio, assistem a  apresentação da Saúde 3D pelas alunas da FCM. À Direita, o Prof. Fabrício Borges Carrerette, presidente da Comissão Científica do Congresso; a Profa. Norma Albarello, Diretora do IBRAG; o Prof. Alexandre Bello, representando a Pró-reitoria de Saúde (PR5); a Diretora do Departamento de Inovação da UERJ (InovUERJ), Profa. Marinilza Carvalho; a Profa. Alexandra Monteiro, Vice-diretora da FCM; a Profa.  Maria Isabel de Castro Souza, da Câmara de Inovação da UERJ e o Prof. Luís Antônio Mota, Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa (PR2).
 
 

À esquerda, os professores Lúcio Machado (IBRAG) e  Eduardo Torres (FCM), pesquisadores da Saúde 3D, presentes na inauguração junto com alunos, coordenadores e representantes da Administração Central. A Saúde 3D terá a missão de facilitar o acesso às novas tecnologias, contribuindo na formação dos estudantes de graduação e de pós-graduação, assim como na atualização dos profissionais de saúde. A Saúde 3D constitui uma das cinco células do Projeto “A nova Política de Inovação da UERJ: Empreendedorismo e Inovação articulando e Integrando ações – INTEGRA UERJ”, sob a coordenação geral da Profa. Marinilza Carvalho, Diretora do InovUERJ.

A presença de estudantes de graduação e de pós-graduação foi marcante desde o pré-congresso. À esquerda, alunas de graduação da Faculdade de Ciências Medicas na inauguração da Saúde 3D. À direita, alunos do Programa de Pós-graduação em Biologia Humana e Experimental (BHEx/IBRAG) na apresentação de trabalhos com a Profa. Marcia Águila, do Departamento de Anatomia (DAn/IBRAG).

Os estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas, Victor Silva Bello e Renata Nakasima, orientados pelo Prof. Lúcio Crivano Machado (DECB/IBRAG), apresentam seus trabalhos sobre modelos didáticos usando impressão 3D, durante a Jornada Acadêmica da Faculdade de Medicina. 

À esquerda, Profa. Marisa Breitenbach  (DCF/IBRAG) na coordenação das apresentações orais da Sessão “Perspectivas no ensino, gestão e assistência”. À direita, alunos e docentes do IBRAG (Professores Lúcio Machado, Jemima Fuentes e Norma Albarello) que apresentaram trabalhos na sessão.
 

Alunas do Laboratório de Biotecnologia de Plantas (Labplan/DBV/IBRAG) que participaram da Sessão "Perspectivas no ensino, gestão e assistência“ com a apresentação de trabalhos sobre cultivo in vitro de plantas medicinais e o Horto Botânico da UERJ como espaço para  atendimento à Renisus. À esquerda,  Jhennifer Martins em apresentação oral e à direita, Brenda Amaral na sessão de pôsteres.

A aluna Giovanna Maria Giovencovon Adamovich (FCM) apresentando oralmente o trabalho “Avaliação do histórico de dor em crianças que sofreram eventos de hipóxia isquemia perinatal: prevalência e associação com alterações de desenvolvimento”, desenvolvido com professores do Departamento de Farmacologia (DFP/IBRAG).  O aluno Matheus Tirado (IBRAG), na Sessão de Pôsteres, com o trabalho “A biotecnologia vegetal como estratégia para obtenção e conservação de plantas e substâncias bioativas”. Área Temática: Promoção e prevenção em saúde.


A Profa. Penha Cristina Barradas Daltro-Santos, do Departamento de Farmacologia e Psicobiologia (DFP/IBRAG), além da participação na apresentação de trabalhos em colaboração com a Clínica da Dor e com a Pediatria (HUPE), recebeu Menção Honrosa pelo trabalho “Avaliação do Projeto Mentoria Online da FCM UERJ: a visão dos mentores”. Modalidade: Relato de Experiência - Área Temática: Perspectivas no ensino, gestão e assistência.

O Prof. Jorge Carvalho, Diretor do Centro Biomédico  (CBI/UERJ) e docente do Departamento de Histologia e Embriologia (DHE/IBRAG) e a Profa. Norma Albarello, Diretora do IBRAG,  participaram na mesa de abertura da  Jornada Acadêmica, com outros diretores do CBI, falando sobre os desafios na formação dos profissionais de saúde.