Os pesquisadores do IBRAG/UERJ na volta ao Brasil após a participação na OPERANTAR XL.Em meados de fevereiro de 2022, após quase cinco meses de missão, os pesquisadores do IBRAG, Prof. Cesar Amaral (Depto. de Biofísica e biometria – DBB) e o Pós-Doc Sérgio Gonçalves retornaram da OPERANTAR XL, a operação que marcou os 40 anos do Programa Antártico Brasileiro e a retomada das atividades de pesquisa na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), reconstruída após o incêndio de 2012 (http://www.ibrag.uerj.br/index.php/noticias/682-operantar-xl-40-anos-de-uerj-na-antartica-pesquisadores-do-ibrag-integram-a-primeira-equipe-na-nova-estacao-antartica-comandante-ferraz.html).
Entre outubro de 2021 e o final de fevereiro de 2022 os dois pesquisadores estiveram envolvidos nas atividades do projeto CBPS-UERJ, um dos subprojetos do INCT da Criosfera, que tinha como objetivo transformar o abrigo “Ipanema”, localizado na Ilha Rei George, na Península Antártica, a 2 km da nova estação brasileira, em mais um laboratório avançado da UERJ, passando a integrar junto com o Módulo Criosfera 1 uma rede de monitoramento das mudanças climáticas globais na região antártica.
Os pesquisadores realizaram a instalação e configuração de equipamentos de coleta aerobiológica e de aerossóis e estão realizando testes com equipamentos desenvolvidos e patenteados pela UERJ, como é o caso do ATMOS, equipamento que coleta dados meteorológicos, analisa a concentração de gases atmosféricos e os transmite via internet para o laboratório da UERJ. Ao longo da operação, os pesquisadores também realizaram coletas de amostras de neve, gelo e sedimentos em diversas ilhas que integram o arquipélago das Shetlands do Sul, integrando dados em pesquisas que visam estudar os efeitos das mudanças climáticas no ambiente antártico e sul-americano; a vida de microrganismos que sobrevivem em condições extremas, tais como as regiões congeladas e os vulcões antárticos ativos e inativos em pesquisas na área da Astrobiologia, e a diversidade e alternância da vida no passado recente do continente antártico, por meio de estudos dos registros sedimentares e glaciológicos na região.
Neste exato momento, o Prof. Cesar Amaral e seu aluno de mestrado Rodrigo Barbosa encontram-se nos preparativos finais do embarque para a Operação Antártica 41 (OPERANTAR XLI) que se inicia neste mês de outubro e prossegue durante todo o verão antártico 2022-2023, continuando as atividades de configuração e manutenção dos equipamentos instalados no módulo “Ipanema”, bem como os trabalhos de amostragem e acompanhamento dos projetos que estão sendo desenvolvidos pelos alunos de mestrado e doutorado da UERJ na Antártica.
Nosso votos de que seja mais uma missão exitosa que projeta e engradece o nome do IBRAG e de nossa Universidade!