A Coordenadoria de Avaliação, Projetos Especiais e Inovação – COPEI/ SR1, coordenada pela Profa. Celly Saba (DCF/IBRAG), prestes a completar dois anos de criação, tem a missão de divulgar, expandir e incorporar projetos inovadores que contribuam para a melhor formação discente e valorizem as atividades no ensino de graduação.

COPEI Coordenadoria de Avaliação, Projetos Especiais e Inovação

A Coordenadoria de Avaliação, Projetos Especiais e Inovação – COPEI, um dos setores da SR1, tem a missão de divulgar, expandir e incorporar projetos inovadores que contribuam para a melhor formação discente e valorizem as atividades no ensino de graduação. Prestes a completar dois anos de criação, em março, a COPEI vem cumprindo seus objetivos dentro e fora da UERJ. Pela ampla divulgação e esclarecimento junto às Unidades Acadêmicas vem aumentando a participação da Universidade nos Programas da CAPES. No 1º Edital LIFE 2012, reunindo três Unidades, a UERJ conquistou o 24º lugar entre os 70 ganhadores. Dessa proposta está sendo implementado um novo laboratório interdisciplinar no Instituto de Física que busca a elaboração de material didático com uso de tecnologia, para o treinamento de licenciandos e a melhoria da educação básica.
Completando a equipe do LIFE, o suporte ao uso de tecnologia é feito pelo LaTIC – Laboratório de Tecnologia da Informação e Comunicação/COPEI. O LaTIC fomenta a utilização das tecnologias de informação e a comunicação (TICs) em cursos de graduação da UERJ, fornecendo suporte tecnológico e metodológico a professores e unidades acadêmicas e promove a interação Universidade- Estudantes em mobilidade acadêmica, através do projeto Uerjianos pelo mundo (www.uerjianospleomundo.latic.uerj.br).
   O PRODOCÊNCIA 2013 incorporou mais docentes/Unidades e, através de melhorias da infraestrutura e da produção de material didático, vai inovar as ações inclusivas para a graduação e para a educação básica no CAp UERJ. O PIBID, programa bem estruturado, que permite uma grande interação universidade-escola, ampliou sua ação passando para cerca de 500 bolsistas em 2014, contando não apenas com as licenciaturas presenciais, mas também, incluindo as licenciaturas a distância (Pedagogia, Ciências Biológicas e Geografia). O PET/MEC, com grupos estabelecidos há mais tempo, integra os bacharelandos à atividade de ensino, pesquisa e extensão, na perspectiva de formação de um profissional com amplo conhecimento, capacidade crítica e criativa.
   A COPEI está responsável pela interlocução, dentro e fora da UERJ, no que se refere aos cursos de graduação a distância. Criou o Núcleo Estruturante de Educação a Distância (NEEAD) que propõe ações e busca solucionar os problemas dos cursos na Universidade e no Consórcio CEDERJ, através do qual os cursos são ofertados. E, além da ação estadual, tem atuação em nível federal junto ao MEC e à Universidade Aberta do Brasil (UAB).
   No âmbito interno foi implantado o Projeto UERJ Acessível que identifica estudantes com deficiências e suas necessidades e d u c a c i o n a i s especiais, buscando adequar a UERJ a essa crescente demanda, como preconizam as políticas públicas de inclusão e acessibilidade. Para desenvolver tais ações,conta com a parceria do Programa Rompendo Barreiras e do Núcleo de Acolhida ao Estudante (NACE).

Não deixando os docentes de lado, a COPEI promoveu o 1º Prêmio Docência Dedicada ao Ensino Anísio Teixeira, que busca valorizar docentes cuja dedicação vem transformando o ensino e incentivando a formação discente. Pretende, ainda, lançar a Revista Aproximando para a divulgação online de seus projetos especiais e dos trabalhos vinculados ao ensino de graduação, desenvolvidos pela interação docente- -discente.
   Desde 2012 promove eventos de apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos PIBID. Em 2013, promoveu, também, eventos de discussão e divulgação do trabalho que está sendo desenvolvido nos cursos a distância, nos grupos PRODOCÊNCIA e foi o responsável pela organização da 13ª Semana de Graduação na 24ª UERJ Sem Muros. Em 2014, participa da organização do SUDESTEPET 2014 na UFRRJ, e começa a se preparar para ser a anfitriã do evento em 2015, agregando cerca de 1000 “petianos”.Em breves palavras este é o trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Avaliação, de Projetos e Inovação – COPEI e se você quiser conhecer mais, visite o site www.copei.uerj.br

Maiores informações: