Texto: Luiz Antonio da Costa Rodrigues
Aluno de pós-graduação do curso de Ensino de Ciências do DECB/IBRAG/UERJ

Alunos do curso de biologia do IBRAG que fazem parte da equipe de mediadores e o Professor Alexandre Alencar, após a montagem das exposições.
    Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) realizada entre 21 e 27 de outubro deste ano, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) realizou diversas ações em diferentes polos no Estado do Rio de Janeiro. O tema escolhido para 2013 (“Ciência, Saúde e Esporte”) foi abordado através de exibições de filmes, atividades interativas entre outras ações de divulgação voltadas para o público em geral. Com a coordenação do Departamento de Inovação (InovUerj/SR2), nos dias 25, 26 e 27, a UERJ esteve presente na tenda da SNCT-2013 montada no Parque de Madureira, localizado em um dos principais polos comerciais do subúrbio da cidade do Rio de Janeiro. O público visitante, composto principalmente por moradores do bairro e localidades vizinhas, foi representado por homens e mulheres de todas as idades que buscavam não recreação para o fim de semana, mas “aprender coisas novas”, conforme afirmação de uma visitante.
    Nos três dias de altas temperaturas em Madureira, a UERJ foi representada por dois projetos do Laboratório de Radioecologia e Mudanças Globais (LARAMG), vinculado ao Departamento de Biofísica e Biometria (DBB) do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (IBRAG). As exposições “A UERJ na Antártica” e “Biodiversidade para todos” coordenadas respectivamente pelos professores Alexandre S. de Alencar e Antonio Carlos de Freitas, são fruto dos projetos de mesmo nome financiados pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

No Parque de Madureira, a exposição contou com a intensa participação do público infantil. As crianças foram atendidas por mediadores e puderam desenhar, pintar e aprender sobre a Antártica

A exposição “Biodiversidade para todos” apresentou aos visitantes um pouco da riqueza natural do Bioma Mata Atlântica, através de belas fotos de diversos representantes de sua fauna e flora.

Atraídos pelas belíssimas imagens os visitantes podiam conversar com a equipe de mediadores sobre a importância da Mata Atlântica para o cenário ambiental do país, bem como sobre questões relacionadas aos principais problemas que afetam este bioma.

Ao estabelecer um diálogo direto com o cidadão, apresentando para o público em geral o conhecimento gerado em seus laboratórios e centros de pesquisa, a UERJ exerceu seu papel social e permitiu a realização de reflexão críticas das ações humanas e suas consequências ambientais.