Por: Bruna Frazão
Aluna do Curso de Graduação em Biologia (IBRAG/UERJ) e Bolsista de ID do LARAMG.

Chefe do departamento (Prof. Mario Bernardo) e palestrantes (Profs. Marcio Cataldo, Alexandre Alencar e Sebastião Filho) compondo a mesa para discussões durante o primeiro Seminário Interno do DBB.No dia 10 de Junho, ocorreu o primeiro Seminário Interno do Departamento de Biofísica e Biometria (DBB/IBRAG), no auditório do Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPGB) localizado no 4º. Andar do Prédio Américo Piquet Carneiro. O evento foi aberto a toda comunidade da UERJ e contou com a presença de professores do DBB, bem como de integrantes de diferentes departamentos como o Professor. Alexandre de Gusmão Pedrini do Departamento de Biologia Vegetal (DBV) e a Professora Cristiane da Fonte Ramos do Departamento de Anatomia, que representou a Direção do IBRAG.

O Prof. Mario Bernardo Filho, atual Chefe do departamento, abriu o seminário destacando a importância da realização deste evento que foi organizado para permitir uma maior integração entre os laboratórios do DBB que atuam em diferentes áreas do conhecimento, bem como para divulgar principalmente para a comunidade do IBRAG as ações científicas desenvolvidas no contexto do departamento. Para esta primeira edição do seminário foram convidados 3 professores visitantes do DBB que apresentaram diferentes atividades científicas desenvolvidas em dois laboratórios do departamento.

A primeira palestra intitulada “Biotraçadores no Platô Polar Antártico” foi proferida pelo Prof. Marcio Cataldo da Silva e apresentou os principais resultados de uma das linhas de pesquisa desenvolvidas pelo LARAMG na Antártica, na qual são estudados diferentes processos de transporte atmosférico para a região utilizando organismos bioindicadores. Na sequencia, o Prof. Alexandre Santos de Alencar, também do LARAMG, apresentou a palestra “Projeto de Divulgação Científica: A UERJ na Antártica” onde foi discutida a importância de ações para divulgação científica no contexto da UERJ, usando como “pano de fundo” algumas atividades realizadas pela equipe do laboratório. Encerrando as apresentações, o Prof. Sebastião Davi dos Santos Filho proferiu uma palestra clássica intitulada “Efeito da Vibração Gerada em Plataforma Oscilante/vibratória na Biodistribuição de Radiofármacos Marcados com 99mTc” onde foram abordadas questões relacionadas ao desenvolvimento, bem como a aplicação direta de uma nova abordagem para análise de biodistribuição de fármacos.

Ao término das apresentações os palestrantes foram convidados pelo Professor Mario Bernardo a compor a mesa para discutir os temas abordados neste primeiro evento do DBB. A maior parte das discussões girou em torno do tema de divulgação científica, sendo abordadas diferentes ideias e estratégias para ampliação desta no contexto do IBRAG. Alguns dos pontos discutidos foram: a necessidade de um maior contato com os diferentes agentes de comunicação da UERJ, para divulgação das atividades dos departamentos do IBRAG; a inserção de uma “janela” específica para divulgação de pesquisas na página do instituto na internet; bem como a ideia de criação de um “setor de comunicação” próprio do IBRAG, tendo em vista a importância social dos temas abordados pelos pesquisadores do instituto.

Próximo as 12:00hs o Professor Mario Bernardo encerrou as atividades do evento destacando a importância deste não só para o departamento, mais também para o instituto como um novo fórum para discussões científicas de interesse da comunidade do IBRAG. O professor informou também que o próximo seminário interno do DBB está previsto para o dia 20 de setembro deste ano e que os organizadores irão investir em melhor divulgação para que o evento tenha um público ainda maior.