Momento de abertura do evento
O IBRAG-EXT ocorreu no dia 3 de julho, contando com 205 inscritos, incluindo docentes, membros do corpo técnico-administrativo e alunos de graduação e de pós-graduação do IBRAG. O evento iniciou com uma mesa redonda sobre “A extensão na UERJ e no IBRAG”, seguida de oito palestras sobre algumas das atividades de extensão e dos laboratórios especiais do IBRAG,  e posteriormente a apresentação de mais de 20 trabalhos na sessão de pôsteres.

A iniciativa recebeu elogios por parte da Sub-reitora de Extensão e Cultura, Profa. Regina Lúcia Monteiro Henriques, do Diretor do Centro Biomédico, Prof. Mário Sérgio Alves Carneiro e de demais participantes. Na parte da manhã, o Diretor do Decult, Prof. Ricardo Lima, fez o lançamento do Jogo da Memória “Flores da Ilha Grande”, primeiro produto do Parque Botânico de Ilha Grande, coordenado pela Profa. Cátia Callado, que também é Coordenadora Científica do CEADS e Docente do IBRAG. À tarde, durante a Mostra de Trabalhos, o Prof. Alexandre Alencar apresentou pela primeira vez a maquete do “Criosfera 1”, módulo de pesquisa que opera no interior do Continente Antártico, além da exibição do vídeo “Expedição Criosfera" produzido pelo CTE/UERJ.

Agradecemos o apoio de todos, em especial aos docentes que tiveram a plenitude de suas atividades ocasionalmente interrompidas e os que forneceram material didático para o sorteio destinado aos alunos durante o coffe-break e sessão de pôsteres. Também agradecemos à secretaria do IBRAG, em particular ao Mozer Fernando; à Celeste Matos, da Programação Visual do Decult e à equipe do projeto “Elos de cidadania”, especialmente à Fernanda Barreto Martins da Silva.