Secretário da SEA, Carlos Minc, faz a preleção de abertura da mesa.No dia 18 de Junho ocorreu na UERJ a abertura oficial do Programa Elos de Cidadania: Educação Ambiental para a Gestão Participativa e Integrada de Águas e Florestas da Mata Atlântica, para o Rio de Janeiro e municípios da Região Serrana e Baixada Fluminense. Na mesa de abertura estavam o Prof. Luís Antônio Motta, representando o Magnífico Reitor da UERJ, o Secretário da SEA (Secretaria de Estado do Ambiente), Prof. Carlos Minc, o Diretor do IBRAG, Prof. Jorge Carvalho, o Diretor do CEADS, Prof. Marcos Bastos, a Profa. Lara Moutinho, superintendente de Educação Ambiental da SEA, a Profa. Marilene Cadei e o Prof. Marcelo Aguiar Costa Lima, do IBRAG.

O programa Elos da Cidadania, criado em 2007, tem por objetivo promover e debater a temática socioambiental no ambiente escolar, estimulando o diálogo dessas instituições com as comunidades de seu entorno e buscando soluções coletivas para os problemas socioambientais identificados, através da participação de estudantes, professores e dos demais moradores na vida pública local. Na edição 2013, o programa leva a temática Educação Ambiental para Gestão Participativa e Integrada de Águas e Florestas de Mata Atlântica para o dia a dia escolar. Participam do projeto 100 escolas localizadas em 15 municípios, cobrindo quatro regiões hidrográficas, os Mosaicos Carioca e Central Fluminense, e constituindo uma rede de 25 Elos de Cidadania. Inicialmente, as escolas realizam o diagnóstico dos principais problemas ambientais e sociais, potencialidades e vulnerabilidades presentes, para, em seguida, elaborar a história ambiental da localidade e planejar ações para as principais questões identificadas, através de um plano de intervenções. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Estado do Ambiente em parceria com a UERJ e conta com apoio da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro (FAETEC) e das secretarias de Educação dos municípios envolvidos. Suas ações contam com verba do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM).
 A proposta está desde 2007 sob a coordenação pedagógica da Profa. Marilene Cadei, que integrou o corpo docente do DECB/IBRAG, e que retorna com o projeto para o IBRAG a partir deste ano. O Prof. Marcelo Lima, Coordenador de Graduação do IBRAG, atua como coordenador acadêmico do Programa, articulando o projeto de criação do NEA-BIO, o Núcleo de Estudos Aplicados do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, compromisso de campanha da atual Direção do IBRAG, com vistas à inserção dos alunos de graduação do IBRAG em atividades de ensino e extensão, que apoiem projetos institucionais. A proposta contribui na formação de 25 (vinte e cinco) discentes, dos cursos presencial e à distância (EAD), para a atuação junto aos estudantes das unidades escolares participantes.

Também estiveram no evento representantes do DECB, DGEN, DBV, DHE e DZ, departamentos do IBRAG.

Fábio Leite, coordenador do Eixo Formal do programa, faz as apresentações da mesa.

Prof. Jorge Carvalho, Diretor do IBRAG, faz seu pronunciamento.

Prof. Marcos Bastos, Diretor do CEADS, faz seu pronunciamento.

Profa. Lara Moutinho, Superintendente de Educação Ambiental da SEA.

Profa. Marilene Cadei, coordenadora pedagógica do programa, faz seu pronunciamento.

Prof. Marcelo Aguiar Costa Lima, coordenador de graduação do IBRAG e coordenador acadêmico do Programa.

Prof. Luís Antônio Motta, representando o Magnífico Reitor da UERJ, o Prof. Ricardo Vieiralves.

Visão parcial do auditório durante a preleção do Prof. Carlos Minc.

Visão parcial do auditório durante a execução do Hino Nacional.

Visão parcial do auditório durante a abertura do evento.

Momento das inscrições.

Cartaz de divulgação do evento.