Ao longo dos últimos anos, a UERJ vem atuando de forma expressiva em atividades que demandam conhecimento específico da área ambiental relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, afirmando o seu compromisso frente à sociedade.

Na reunião de 13-15/setembro/2005, o Conselho Técnico Científico da CAPES aprovou o Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente (PPG-MA) da UERJ, atribuindo-lhe nota 4. Em 09 de outubro de 2007, o Conselho Técnico Científico da CAPES ratificou a nota atribuída anteriormente (4). Em nível de doutorado, o Programa multidisciplinar integra várias unidades acadêmicas da Universidade nos estudos em: Conservação do Meio Ambiente, Construção Social do Meio Ambiente, Monitoramento e Controle Ambiental e Mudanças Ambientais Globais.

O PPGMA foi estruturado com o objetivo de organizar, sistematizar e consolidar um locus de formação de recursos humanos que atendam às demandas impostas por uma agenda atenta às questões sócio-ambientais.

O objetivo do programa é o de produzir conhecimento e formar recursos humanos nas áreas afins ao saber ambiental, de forma inter, multi e transdisciplinar; qualificar docentes para atuação crítica e reflexiva; capacitar profissionais para atuação no mercado de trabalho e na formulação de políticas públicas; buscar soluções inovadoras para as questões sócio-ambientais e contribuir para o avanço das fronteiras da ciência e tecnologia.

A coordenação do Programa esteve sob a responsabilidade do IBRAG durante vários períodos.

 

Para maiores informações acesse nosso site: www.ppgmeioambiente.uerj.br