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Este é um convite para você participar da pesquisa de dois projetos do Programa PROTEC: “Ações de Biossegurança em laboratórios de ensino e pesquisa do IBRAG: valorizando a vida e a saúde” e “Biossegurança e Gerenciamento de Resíduos Biológicos em Laboratórios do IBRAG”. Os projetos possuem alguns objetivos em comum, como contribuir para uma “cultura de segurança” dentro do IBRAG que incorpore avaliação de risco; boas práticas laboratoriais, armazenamento e descarte apropriado de resíduos, entre outros.

Para participar dos projetos ou obter maiores informações, basta clicar no link abaixo. Lá você encontrará todas as instruções!
https://docs.google.com/document/d/1qbXe6DtO9sdqEZu-cZYFF2n0fqfSgfj75slE90Nq7N8/edit?usp=sharing
Estamos esperando por vocês e desejamos realizar um ótimo e relevante trabalho juntos, trazendo melhorias para o IBRAG e a Comunidade da UERJ.

ATENÇÃO - Atividades letivas em 08/02/23


Devido à previsão de chuvas na parte da tarde, as aulas presenciais estão suspensas.
 
As atividades de avaliação deverão ser repostas com tarefas de segunda chamada.
 
Atenciosamente, 
Direção do IBRAG

 

 

RETORNO AO USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS
 
Considerando o aumento significativo de novos de casos de Covid-19 nas últimas semanas, o Conselho Departamental do IBRAG decidiu em reunião ordinária de 17/11/22 pela obrigatoriedade do uso de máscaras nas áreas edificadas.
 
Solicitamos a colaboração de todos.
 
Direção do IBRAG

MENSAGEM DA PR1 - ACOLHIDA E AMBIENTAÇÃO DOS CALOUROS E CALOURAS
 
Olá Calouros e Calouras do 1º semestre 2021/1 de todos os Campi da UERJ!
 
Nossa vontade era estarmos todos juntos recebendo vocês nos Campi do Maracanã, Centro do Rio de Janeiro, São Gonçalo, Resende, Duque de Caxias, Nova Friburgo e Petrópolis.
 
Por segurança, em virtude da pandemia do Coronavírus, nossos encontros neste semestre letivo ainda serão remotos, mas não sem calor humano! Até porque muitos dos que estão do lado de cá agora já foram um dia calouros como vocês nesta Universidade.
 
Temos certeza de que este ciclo vai se repetir com vocês.
 
Sintam-se acolhidos e acolhidas pelas Pró-reitorias, Unidades Acadêmicas e Administrativas. Aos poucos vocês vão conhecendo cada departamento e cada canto desta Universidade plural, diversa, inclusiva - de todos. Pioneira na reserva de vaga pelo sistema de cotas e na oferta de cursos noturnos em alguns campi, especialmente no Maracanã, São Gonçalo e Duque de Caxias, privilegiando também os alunos e alunas que trabalham durante o dia.
 
Trazemos algumas informações iniciais para facilitar seu engajamento às Atividades Letivas Emergenciais (ALE) no PERÍODO ACADÊMICO EMERGENCIAL (PAE). Lembramos que todas as aulas ainda estão no formato remoto. Você sempre terá um canal para esclarecimentos de dúvidas. Aproveite ao máximo seu ingresso na UERJ. Esperamos em breve poder ver todos vocês presencialmente em cada campus da nossa linda UERJ!
 
1 - AS SECRETARIAS DE GRADUAÇÃO NÃO ESTÃO ABERTAS AO PÚBLICO
O trabalho vem sendo realizado de forma remota. Em caso de dúvidas sobre as disciplinas que você vai cursar, faça contato com a secretaria do seu curso por e-mail. Veja o e-mail da sua unidade no link:  https://drive.google.com/file/d/1Wy5ZpigbI4UMXVJ-kApoxEktZ9616_wV/view
 
2 - O PERÍODO ACADÊMICO EMERGENCIAL (PAE) é um período temporário, enquanto durarem as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, em que as unidades acadêmicas da Uerj deverão oferecer Atividades Letivas Emergenciais (ALE) como alternativas de ensino em ambiente remoto, mediadas por tecnologias e seguindo os parâmetros de acessibilidade na web.
 
3 - O PERÍODO ACADÊMICO EMERGENCIAL (PAE 3) refere-se ao período 2021/1, adotado para os cursos de graduação e foi dividido em três grupos. Veteranos de unidades do Centro Biomédico começaram as aulas em 19 de julho; os demais em 2 de agosto. Para ambos, o término do período será em 19 de novembro. Já os calouros ingressantes pelo Vestibular 2021 vão ter aulas de 8 de setembro a 4 de dezembro. Confira o calendário acadêmico em: https://www.uerj.br/ensino/calendario-academico/
 
4 - AS ATIVIDADES LETIVAS EMERGENCIAIS PODERÃO OCORRER DE FORMA SÍNCRONA E ASSÍNCRONA. VEJA QUAL É A DIFERENÇA:
● Síncrona é quando professor e aluno interagem remotamente ao vivo, em um horário marcado, na mesma plataforma virtual.
● Assíncrona é quando os conteúdos ficam disponíveis na plataforma, para que o aluno acesse no momento em que julgar mais conveniente.
 
5 - FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS SERÃO UTILIZADAS NAS ATIVIDADES REMOTAS
A Uerj oferecerá plataformas tecnológicas públicas e gratuitas em suas atividades remotas. Para o desenvolvimento das Atividades Letivas Emergenciais, a Universidade conta com o AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem - e a plataforma da Rede Nacional de Pesquisa (RNP).
No entanto, o professor poderá usar outras ferramentas tecnológicas e espaços virtuais, desde que gratuitas.  A sua unidade acadêmica vai te orientar a respeito. Em caso de dúvidas, faça contato por e-mail. https://drive.google.com/file/d/1Wy5ZpigbI4UMXVJ-kApoxEktZ9616_wV/view
A maioria das disciplinas é oferecida pelas salas do AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – AVA (https://ava.pr1.uerj.br ) e já estarão visíveis em "MEUS CURSOS", na página inicial, quando iniciarem as aulas em 08 de setembro.
Lembramos que a Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o Instituto Politécnico em Nova Friburgo (IPRJ) e a Faculdade de Odontologia possuem AVAs próprios.
Odontologia (FO) - http://www.cursos-teleodonto.uerj.br/moodle/
Medicina (FCM) - https://ead.fcm.uerj.br/login/index.php
Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (IPRJ) - https://ead.iprj.uerj.br/moodle/
Os estudantes dos cursos de graduação que não pertencem à Faculdade de Ciências Médicas (FCM), ao Instituto Politécnico em Nova Friburgo (IPRJ) e à Faculdade de Odontologia deverão acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem da graduação - https://ava.pr1.uerj.br - com o seu ID-único da Uerj: https://www.uerj.br/a-uerj/comunidade-da-uerj/id-unico/
Em caso de dúvidas sobre o ID-único da Uerj, envie um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
6 - OS ALUNOS QUE NÃO DISPÕEM DE RECURSOS TECNOLÓGICOS TERÃO AUXÍLIO DA UERJ
Confira critérios e orientações no site da PR4: www.pr4.uerj.br
 
7 - ENTRANDO EM CONTATO COM AS PRÓ-REITORIAS E UNIDADES ACADÊMICAS
As Pró-reitorias divulgaram os e-mails de atendimento de seus setores. Confira no link: https://www.uerj.br/noticia/pro-reitorias-informam-emails-para-atendimento-remoto/.
 
8 - AS PRÓ-REITORIAS DA UERJ
 
Pró-reitoria de Graduação – PR1
Tem como responsabilidade primordial a formulação e o acompanhamento da política de ensino de graduação da Universidade, assim como a gestão da vida escolar do aluno, desde o ingresso até a colação de grau e o registro do diploma.
Para o planejamento e a execução de suas ações, estrutura-se em seis departamentos: Departamento de Administração Acadêmica (DAA),
Departamento de Orientação e Supervisão Pedagógica (DEP),
Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA),
Departamento de Desenvolvimento Acadêmico e Projetos de Inovação (DAPI), Departamento de Políticas e Ações em Educação a Distância (DPAED)
Departamento de Estágios e Bolsas (CETREINA).
Saiba mais em: www.pr1.uerj.br
(21) 2334 0682
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa – PR2
A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR2) é responsável por gerenciar essas atividades realizadas pela Universidade. Isso inclui atuar como mediadora de professores e alunos junto às agências de fomento à pesquisa, incentivar a capacitação docente e a iniciação científica de estudantes de graduação, supervisionar e incentivar o desenvolvimento de novos cursos de pós-graduação e coordenar as bolsas de pós-graduação, entre outras tarefas.
Saiba mais em: www.pr2.uerj.br
 
Pró-reitoria de Extensão e Cultura – PR3
A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PR3) estabelece as diretrizes e normas para o desenvolvimento das atividades de extensão e cultura da Universidade. A PR3 é responsável, também, pelo gerenciamento dos programas e bolsas de extensão, pela programação cultural da Uerj, bem como, pela administração dos espaços culturais (teatros, galerias e concha acústica), entre outras atribuições.
Saiba mais em: www.pr3.uerj.br
 
Pró-Reitoria de Políticas e Assistência Estudantis - PR4
Tem como responsabilidade fundamental a formulação de políticas e de ações, buscando acompanhamento das atividades de assistência, inclusão e acessibilidade aos estudantes da Universidade.
A PR4 trata dos assuntos mais relacionados com a sua permanência na UERJ, como acessibilidade, inclusão digital, saúde psicossocial, auxílios emergenciais, RioCard, Bolsa Permanência, entre outros.
Saiba mais em: www.pr4.uerj.br
 
Pró-reitoria de Saúde – PR5
Criada recentemente, a Pró-reitoria de Saúde tem como objetivo principal fortalecer a integração acadêmico-assistencial visando à construção de um modelo de gestão para as unidades assistenciais do Complexo de Saúde da Uerj, para ações de saúde no âmbito da atenção primária, secundária e terciária, no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).
Também busca a consolidação da cultura da pesquisa no Complexo de Saúde da Uerj, com objetivo de gerar conhecimento aplicado às necessidades da população usuária do SUS.
Saiba mais em: www.pr5.uerj.br (site em construção)
 
9 - DCE e CAs
Para entrar em contato com o Diretório Central dos Estudantes e ter acesso aos contatos dos Centros Acadêmicos, acesse:
https://www.uerj.br/a-uerj/comunidade-da-uerj/centros-academicos/
https://m.facebook.com/DCEUERJ/
@dceuerj no Instagram
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
10 - Outras dúvidas, acesse:
https://www.coronavirus.uerj.br/contingencia-na-uerj/tire-duvidas/
 

Lista de inscritos para o Enade 2021

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES – EDIÇÃO 2021
 
O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou as novas portarias, resoluções e edital e em breve publicará as notas técnicas com as diretrizes de prova do ENADE 2021 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 2021), com realização em novembro de 2021. O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e contém uma prova para avaliação individual de desempenho e um questionário do estudante. Ingressantes e concluintes são inscritos, mas somente os concluintes fazem a prova. Alunos dos cursos de Ciências Biológicas das habilitações de Bacharelado e de Licenciatura fazem parte desta edição do ENADE.
 
Assim como a prova, o Questionário do Estudante é de caráter obrigatório e deve ser preenchido pelo estudante no período de 30 de agosto de 2021 ao dia 13 de novembro de 2021, diretamente no Sistema de Cadastro do Estudante. O formando que não responder o Questionário do Estudante ficará em situação irregular junto ao ENADE. Somente após preencher o questionário do estudante, o concluinte que estiver participando do exame poderá acessar as informações referentes ao local de prova e estará habilitado para imprimir o cartão de informações do estudante.
 
A prova do ENADE será aplicada em 14 de novembro de 2021 e apresenta dois elementos: 1) Componente de Formação Geral, geralmente contendo dez questões (duas discursivas e oito de múltipla escolha) e 2) Componente Específico de cada área, geralmente contendo trinta questões (três discursivas e as demais de múltipla escolha).
 
Quem está habilitado a fazer o ENADE 2021?
Grupo de ingressantes: alunos devidamente matriculados que iniciaram o curso em 2021 e tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021.
Grupo de concluintes: alunos que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2022.
 
Mais informações em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade
 
Veja também em nossas mídias sociais: 
 
 
 
 
 

Aviso sobre o início das disciplinas do PAE-3
 
Tendo em vista a aprovação do Calendário de 18 semanas para os alunos em curso (veteranos) e 13 semanas para os ingressantes (calouros) nas unidades do Centro Biomédico, lembramos que as aulas terão início em 19/07 para o primeiro grupo e em 08/09, para o segundo.
 
As disciplinas que atendem os alunos de primeiro período deverão acompanhar este calendário, sendo oferecidas no período de 13 semanas, com início em 08/09.

Aviso do DASPB - Departamento de Acolhida, Saúde Psicossocial e Bem-estar
 
Todas as quartas-feiras, o Departamento de Acolhida, Saúde Psicossocial e Bem-estar (DASPB/PR4) oferece aos estudantes a sala de acolhida. 
 
Para participar da sala, basta se inscrever no link: https://forms.gle/LXY6bgLg7qSUqBHP6
 
Após a inscrição, será enviado um link para acesso à sala online. 
Contato: Cíntia Souza - Psicóloga 
DASPB/PR-4/UERJ

 

Nota sobre interrupção das atividades presenciais – Direção CBI
 
O Conselho de Diretores do Centro Biomédico, reunido no dia 22 de março de 2021, às 14h, aprovou a recomendação da interrupção das atividades formativas presenciais, não essenciais, das Unidades do Centro Biomédico. Ademais, foi também aprovado o apoio à “Carta aberta da Frente pela Vida e Conselhos de Saúde ao povo brasileiro”. Dessa maneira, solicito ampla divulgação.
 
Atenciosamente,
 
Jorge José de Carvalho

Carta aberta da Frente pela Vida e Conselhos de Saúde ao povo brasileiro

 

Clique Aqui


 

Redução de salas do
AVA IBRAG
 
Prezados (as) alunos (as),
Por solicitação da DAPI-DAA/PR-1 foi necessário reduzir o número de salas AVA do IBRAG. Para minimizar o impacto da redução na estratégia adotada pela Unidade, de disciplinarização do ambiente remoto de ensino, removemos da planilha de solicitação as salas virtuais das disciplinas de TCCI e TCCII. Como se trata de disciplinas de conclusão de curso, nas quais o contato docente-aluno é mais próximo, solicitamos que os orientadores utilizem contato direto por e-mail com seus orientandos.
 

 


 

A Uerj dará pacotes de dados de internet aos alunos.
 
Confira os critérios e se inscreva, a partir de 10/08, no site da PR-4. Alunos cotistas terão ainda auxílio de R$ 600,00 em setembro.
 
Mais informações em: https://www.coronavirus.uerj.br/contingencia-na-uerj/tire-duvidas/
 

http://www.inclusaodigital.uerj.br


Reunião com a Direção e Coordenação de Graduação - 13/07/20
 
Prezados (as) alunos (as),
 
Considerando o planejamento que está sendo proposto na Universidade para retomada das atividades de forma remota, e dando sequência às reuniões com o corpo discente do IBRAG, nossa próxima reunião será realizada no dia 13/7, próxima segunda-feira,  às 10h, pelo AVA IBRAG, com os representantes dos diferentes períodos do Curso de Ciências Biológicas e do Centro Acadêmico de Biologia.
 
O acesso será feito pelo link ava.pr1.uerj. br  -  curso de ciências biológicas.
 
 
Atenciosamente,
IBRAG - Direção

Reunião dos calouros com a Direção e Coordenação de Graduação - 07/07/20
 
Prezados (as) alunos (as),
 
Considerando o planejamento que está sendo proposto na Universidade para retomada das atividades remotamente, estamos programando algumas reuniões com o corpo discente do IBRAG.
 
Agendamos para o dia 7/7, às 14h,  a reunião com os alunos do primeiro período, pelo AVA IBRAG. O acesso será feito pelo link ava.pr1.uerj. br  -  curso de ciências biológicas.
 
Contamos com a presença de todos e também a ajuda na divulgação desse encontro!
 
Atenciosamente,
IBRAG - Direção



Pesquisa de Inclusão Digital da UERJ
 
Se você é aluno de graduação da UERJ, acesse: 
http://www.inclusaodigital.uerj.br/
 

 
Pesquisa de inclusão digital - levantamento preliminar
 
Prezados alunos,
Estamos fazendo o levantamento de acessibilidade digital do corpo discente do IBRAG. 
Para tal, solicitamos que respondam o questionário disponibilizado em https://pt.surveymonkey.com/r/YRRJ8GL até o dia 05 de junho.
 
Agradecemos antecipadamente.
Coordenação de Graduação do IBRAG

 
Reitoria prorroga prazos de conclusão de mestrado e doutorado
 
Seguindo as recomendações das autoridades sanitárias para conter a propagação do novo coronavírus no Rio de Janeiro, desde 16 de março as atividades acadêmicas e administrativas não essenciais da Uerj estão suspensas. Com o objetivo de regular os prazos máximos de integralização dos cursos de pós-graduação stricto sensu, a Reitoria emitiu um Ato Executivo de Decisão Administrativa (AEDA) autorizando os programas a desconsiderarem esse período dos prazos de conclusão dos cursos de mestrado e doutorado. Leia o AEDA 027 na íntegra.
 
AEDA 027/REITORIA/2020
 
NORMATIZA A PRORROGAÇÃO DE PRAZOS MÁXIMOS DE INTEGRALIZAÇÃO DOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO, EM ADEQUAÇÃO ÀS NORMAS DE ISOLAMENTO SOCIAL DO ESTADO PARA O COMBATE À COVID-19.
 
O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais,
 
Considerando a necessidade de manter a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas não essenciais, definida pela AEDA 13/2020, prorrogado pelo AEDA 26/2020, a fim de conter a propagação da Covid-19;
 
Considerando o Decreto nº 47.052, de 29 de abril de 2020, que impede a circulação de pessoas no Estado do Rio de Janeiro para o combate à aludida pandemia;
 
Considerando as normas já estabelecidas pela Deliberação 42/2015 que reformula o Regulamento Geral dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da UERJ;
 
Considerando o art. 9 da Portaria CAPES nº 55/2020 que sugere que os programas de pós-graduação promovam excepcionalmente a prorrogação do tempo máximo regulamentar de conclusão do curso; 
 
Considerando o art. 10 da mesma portaria, que determina que a Diretoria de Avaliação da Capes desconsidere, neste quadriênio, a variável tempo de titulação na composição de indicadores da avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu.
 
 R E S O L V E:
 
Art. 1º Autorizar que os Colegiados dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu deixem de considerar o período de suspensão das atividades acadêmicas estabelecido pelo AEDA 13/2020 e suas prorrogações, para os fins do cumprimento dos prazos máximos de integralização de Doutorado e de Mestrado estabelecidos pelas Deliberações de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu vigentes, de modo a permitir a prorrogação dos termos finais desses prazos, visando à adequação dos nossos cursos à Portaria CAPES nº 55/2020 e às determinações das Coordenações de Área do referido órgão regulador.
 
Art. 2º As decisões dos Colegiados, a que se refere o artigo anterior, deverão ser registradas em ata e comunicadas pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu à Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, a fim de assegurar a regular emissão de diploma dos mestrandos e doutorandos.
 
Art. 3º – Revogam-se as disposições em contrário.
 
Rio de Janeiro, 07 de maio de 2020.
 
Ricardo Lodi Ribeiro
 
Reitor
 
Link: https://www.uerj.br/noticia/11056/

Orientações sobre a inscrição de alunos no AVA UERJ
 
Prezados Alunos,
 
Estamos criando o Ambiente Virtual de Aprendizagem do IBRAG para nos aproximar nesta época de Pandemia. Aqui vamos oferecer atividades que irão enriquecer seu conhecimento e nos manter em contato. Para que tenham acesso ao conteúdo e participem das atividades que vamos disponibilizar, vocês devem fazer a inscrição no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oferecido pela PR1. Os passos são os seguintes:
 
1 - Ao acessar https://ava.pr1.uerj.br/ , clique no botão “Clique aqui e faça seu login no AVA” utilizando como usuário (CPF) e senha do seu ID ÚNICO* da UERJ. 
 
2 - Depois de logado em "Meus Cursos", na página inicial você verá o seu curso de graduação. 
 
3 - Basta clicar no nome do seu curso de graduação, acessar e participar! 
 
*ATENÇÃO: As dúvidas mais recorrentes são: "Não sei o meu ID ÚNICO da UERJ!", "Não tenho ID ÚNICO da UERJ!" "Esqueci minha senha do ID ÚNICO da UERJ!"
 
Então, se essas também são as suas dúvidas, acesse primeiro: https://www.uerj.br/servicos-tic/id-unico/ 
O ID ÚNICO da UERJ é utilizado para o e-mail da UERJ, para o Wi-Fi da UERJ e para outros serviços.  
 
Fique atento porque o ID Único não é feito com os dados que os estudantes acessam o Aluno on-line.
 
Todas orientações estão disponíveis em: https://ava.pr1.uerj.br/mod/book/view.php?id=177
https://www.instagram.com/p/B_gdwEUFNe2/?igshid=1u7uj92jale8c
 

 
Ao Corpo docente do IBRAG:
 
Em reunião realizada com as direções de unidades acadêmicas e posteriormente com os coordenadores de graduação, por Centro Setorial, foi apresentada a possibilidade de realização de atividades em ambiente virtual por plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O objetivo da PR1 (responsável pelas medidas adotadas na universidade em relação às atividades remotas) é utilizar ferramentas de mediação tecnológica para aproximação virtual e compartilhamento de saberes/informações por meio de ações docentes, uma vez que não está sendo adotado EAD nos cursos presenciais.
 
O IBRAG aderiu e irá utilizar este espaço para realizar atividades de cunho acadêmico, de forma transversal, criando um espaço de interação com os alunos nesse momento tão crítico. Foi esclarecido que esta ferramenta não substitui e nem deverá ser usada para aulas. Os docentes interessados em fazer conferências ou propor atividades (Fórum de discussão ou Chat, com hora marcada) deverão contactar a sua Coordenação do curso, para que o planejamento seja feito. O LATic (Laboratório de Tecnologia da Informação e comunicação), responsável pelo AVA, fez o cadastramento dos alunos por curso. Assim, teremos um espaço próprio para as atividades da Biologia. O cadastro docente será feito de acordo com a adesão à proposta. Um tutorial de uso será encaminhado pela PR1 às Unidades e em breve será repassado aos docentes.
 
Os professores que quiserem participar da plataforma AVA, já podem encaminhar diretamente ao e-mail da secretaria de graduação do IBRAG as propostas ou sugestões de atividades (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ).
 
Atenciosamente,
IBRAG Direção

 
Oficinas Online Proiniciar
 
Inscrições Abertas
 
Inscreva-se seguindo o passo a passo abaixo:
Conheça as oficinas oferecidas online para aproveitar seu tempo durante este período de distanciamento social acessando a Tabela de Oficinas; https://proiniciar.uerj.br/

 
Conselho Regional de Biologia da 2ª Região
 
Rio de Janeiro | Espírito Santo
 
Nota de Esclarecimento
 
Em virtude das inúmeras dúvidas e questionamentos enviados ao Conselho Regional de Biologia da 2ª Região acerca da Portaria nº 639, de 31 de março de 2020, publicada na data de ontem no Diário Oficial da União e amplamente difundida por meios oficiais, redes sociais e imprensa, o Conselho Regional de Biologia vem a público esclarecer:
 
Todos os conselhos federais das profissões da saúde (14 no total) receberam o Ofício Circular nº 5/2020/DEGTS/SEGTS/MS do Ministério da Saúde com antecedência à publicação da portaria referida, em que solicitam o banco de dados de todos os profissionais legalmente habilitados para atuação em todo o território nacional. No mesmo Ofício, há a informação em dois tópicos sobre a obrigatoriedade de realização de um cadastro e realização do curso de capacitação para o enfrentamento ao coronavírus, em virtude da Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que foi explicitado na portaria publicada.
 
A referida lei federal no inciso VII do artigo 3º, indica:
 
"Art. 3º Para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus, as autoridades poderão adotar, no âmbito de suas competências, entre outras, as seguintes medidas:
...
VII - requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa; e"
 
Com o banco de dados enviado pelos Conselhos Federais de Saúde ao ministério, ele indica que informará os conselhos sobre os profissionais que não realizarem o cadastro e o curso de capacitação obrigatórios. Não há até o momento, o indicativo de sanções ou punições sobre o não atendimento, mas não se pode garantir que não haverá.
 
Importante salientar que durante o cadastro obrigatório, que possui pergunta se o profissional deseja participar da ação "O Brasil Conta Comigo - profissionais da saúde para enfrentamento ao Covid-19, que, se convocados, esses profissionais poderão ser chamados para assistência direta ou teleatendimento", ou seja, o profissional não é obrigado a participar da ação, mas é obrigado a realizar o cadastro e o curso de capacitação, nesse momento.
 
Ainda acerca sobre as dúvidas de Biólogos que não atuam na área da saúde, e se devem ou não participar da ação, ou mesmo sobre seu cadastramento e realização do curso de capacitação, informamos que todo Biólogo é profissional da saúde pela legislação vigente, mesmo não sendo sua especialidade.
 
A classificação de profissional da saúde é dada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), e a inclusão do Biólogo no grupo de profissionais de saúde de nível superior se deu em 1997 e ratificada em 1998, pelo ministro da Saúde na ocasião.
 
Durante o cadastro, o profissional consegue indicar sua especialização, se trabalha ou não na área, em que local, se já está no enfrentamento à pandemia, mas mesmo assim, todo Biólogo é profissional da saúde e por isso, é obrigado a realizar o cadastro e o curso de capacitação.
 
O profissional Biólogo tem plenas condições de atuar em inúmeros níveis na área de atenção em saúde, sua formação é generalista e passa pela formação em saúde na graduação, inclusive levando em conta aspectos ambientais que somente nossa profissão carrega. O Biólogo não é formado para atuar apenas em uma especialidade e isso que difere os cursos de níveis plenos dos tecnólogos, por exemplo. Ninguém espera que Biólogos sem experiência prática na área da saúde sejam considerado especialista por parte do governo federal, e nem se é obrigado a atuar, nesse momento, mas o cadastro e o curso de capacitação sim, devido à lei federal.
 
Leia também o comunicado do Conselho Federal de Biologia sobre o Programa "O Brasil Conta Comigo", aqui.

 

 
Sobre atividades não presenciais durante a quarentena COVID-19
 
A Direção do IBRAG esclarece que, no intuito de minimizar os impactos da quarentena, os alunos  do curso presencial poderão receber materiais visando à complementação e consolidação de conteúdos, sem a conotação de substituição das aulas previstas em cronograma e considerando a limitação de recursos tecnológicos que muitos possam ter.
 
Em nota de 23/03/2020, os Pró-reitores da UERJ informaram a não adoção de EAD na Educação presencial da UERJ, sendo esta somente executada nos Cursos em que já é feita. A mediação tecnológica poderá ocorrer como forma de interação, sem a obrigatoriedade disciplinar, incluindo avaliações e frequência.
 
Reiteramos o acompanhamento de informes no site da Universidade (https://www.uerj.br/).

 

 

Alunos de PG com experiência em biologia molecular - testagem COVID19
 
Encaminhamos abaixo a solicitação de divulgação pela PR2-UERJ e pela Direção do CBI, a pedido do Prof. Luís Cristóvão Porto, coordenador do Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação - HLA (DHE/IBRAG):
 
"O Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação estará envolvido na realização da testagem por PCR para o COVID19 em parceria com o LACEN (Laboratório Central Noel Nutels). A partir de segunda-feira a PPC realizará a coleta dos exames para a população atendida no HUPE-PPC (desde ontem estamos coletando amostras de pessoal da UERJ), pela equipe coordenada pelo Prof. Rogerio Rufino.
 
Solicito divulgar para os interessados a possibilidade de nossos pós-graduandos com experiência em biologia molecular para atuação como técnicos especializados na realização do teste de PCR para o COVID19.
 
Daremos todo o treinamento, bem como estaremos atuando nas condições adequadas de biossegurança para a realização dos exames.
 
Inicialmente, já há uma demanda de 100 testes/dia projetada, e precisaremos de pelo menos 4 equipes com 3 técnicos para essa atividade.
 
Conto com a sua divulgação para os programas do Centro Biomédico e que possam demostrar interesse."
 
Os interessados podem fazer contato pelo e-mail do Diretor do Depesq/PR2/UERJ Alex Manhães: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Suspensão de aulas e atividades acadêmicas

 

Diretoria de Comunicação da UERJ

 

Além das medidas preventivas de enfrentamento da pandemia de coronavírus já anunciadas, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, conforme recomendação da Comissão de Acompanhamento da Progressão do Coronavírus no Âmbito da Uerj e determinação do Governo do Estado, decide suspender por 15 dias, a partir de 16 de março de 2020, todas as modalidades de aulas e demais atividades acadêmicas.
 
Será garantido o funcionamento do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e da Policlínica Piquet Carneiro (PPC).
 
Por ora, as atividades administrativas ficam mantidas, recomendando-se às unidades acadêmicas e administrativas especial cautela quanto aos seus profissionais pertencentes aos atuais grupos de risco: idosos maiores de 60 anos, imunossuprimidos, gestantes, nutrizes e portadores de doenças crônicas descompensadas.
 
A Reitoria e a Comissão de Acompanhamento da Progressão do Coronavírus no Âmbito da Uerj permanecem atentas à evolução do quadro, às recomendações das autoridades sanitárias e às medidas administrativas do Estado, prontas para o anúncio de novas providências que se fizerem necessárias.
 
Rio de Janeiro, 13 de março de 2020.
 
Reitoria da Uerj 
 
Acesse regularmente o site da UERJ para manter-se atualizado.
 
Orientações atualizadas
 
A Uerj criou uma comissão para definir protocolos de ação em relação ao coronavírus. O grupo, coordenado pela Vice-reitoria e formado por profissionais das áreas de Saúde, Educação e Comunicação, vai se reunir periodicamente, a fim de monitorar o avanço da doença no Estado do Rio de Janeiro, detectar precocemente qualquer caso suspeito nos campi e manter a comunidade acadêmica informada.
 
A Comissão de Acompanhamento da Progressão do Coronavírus no Âmbito da Uerj recomendou as seguintes medidas, que foram homologadas pela Reitoria.
 
MEDIDAS DE CONTINGÊNCIA DA COVID-19 INDICADAS NO ÂMBITO DA UERJ
 
 A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), comprometida com o bem-estar de sua comunidade, vem estabelecer as seguintes medidas preventivas no enfrentamento da pandemia de Covid-19, na atual conjuntura.
 
Determinações para a comunidade universitária em geral:
 
  • As viagens não essenciais de docentes, alunos e técnicos-administrativos deverão ser canceladas;
  • Os eventos acadêmicos, científicos, administrativos, culturais e artísticos, tais como shows, exposições, aulas inaugurais, solenidades de posse e homenagens, estão suspensos;
  • A ventilação natural em detrimento do uso de ar condicionado nas salas e ambientes universitários deverá ser adotada sempre que possível;
  • A lavagem frequente das mãos com água e sabão deverá ser incorporada às práticas diárias e recomenda-se a higienização com uso de álcool em gel 70%;
  • Mantenha-se informado por meio dos canais de comunicação oficiais da Uerj, evitando alarmismos e a disseminação de fake news.
 
Determinações para quem retornou de viagem:
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  • Se o indivíduo estiver assintomático, manter quarentena domiciliar de sete dias. Haverá um formulário on-line disponibilizado em breve, que deverá ser preenchido e enviado, sendo a documentação comprobatória (bilhete aéreo ou outro documento que comprove a viagem) entregue ao fim da quarentena na sua unidade;
  • Caso a pessoa apresente sintomas, a recomendação é manter quarentena domiciliar de 14 dias e dirigir-se a uma unidade de saúde imediatamente. Haverá um formulário on-line disponibilizado em breve, que deverá ser preenchido e enviado. Ao fim da quarentena, os alunos deverão apresentar a documentação comprobatória (bilhete aéreo ou outro documento que comprove a viagem, mais atestado médico ou exame médico) na sua unidade acadêmica. Já os servidores, ao fim da quarentena, deverão agendar perícia médica no Dessaúde presencialmente ou pelo telefone 2334-0187 e, na data agendada, apresentar a documentação comprobatória (atestado médico, AIM e outros necessários).
Determinações para quem teve contato com casos confirmados, prováveis ou suspeitos:
 
  • Se o indivíduo estiver assintomático, a recomendação é manter quarentena domiciliar de 14 dias. Haverá um formulário on-line disponibilizado em breve, que deverá ser preenchido e enviado, sendo a documentação comprobatória (atestado médico da pessoa com quem teve contato) entregue ao fim da quarentena na sua unidade.
  • Caso a pessoa apresente sintomas, a recomendação é manter quarentena domiciliar de 14 dias. Haverá um formulário on-line disponibilizado em breve, que deverá ser preenchido e enviado, sendo a documentação comprobatória (atestado médico da pessoa com quem teve contato) entregue ao fim da quarentena na sua unidade. Ao fim da quarentena, os alunos deverão apresentar a documentação comprobatória (atestado médico ou exame médico) na sua unidade acadêmica. Já os servidores, ao fim da quarentena, deverão agendar perícia médica no Dessaúde presencialmente ou pelo telefone 2334-0187 e, na data agendada, apresentar a documentação comprobatória (atestado médico, AIM e outros necessários).
Tais medidas entram em vigor na data de hoje e serão atualizadas de acordo com as orientações dos órgãos de saúde e a avaliação da Comissão de Acompanhamento da Progressão do Coronavírus no Âmbito da Uerj.
 
Rio de Janeiro, 13 de março de 2020.
 
Aprovado pela Comissão de Acompanhamento da Progressão do Coronavírus no Âmbito da Uerj e homologado pela Reitoria.
 
Treinamento e leitos isolados no Hupe
 
O Hospital Universitário Pedro Ernesto traçou estratégias para avaliação e assistência de pacientes com suspeita da doença. A unidade não dispõe de emergência, mas aqueles que chegarem encaminhados pelas unidades básicas de saúde passarão por triagem no plantão geral, logo na entrada do prédio. Se houver necessidade de internação, cinco leitos isolados já estão prontos: três quartos, um no CTI e um materno-infantil – destinado especialmente a mulheres grávidas. Outros 12 leitos estão sendo preparados.
 
A equipe vem sendo treinada para identificar critérios clínicos (sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar) e epidemiológicos (histórico de viagem para área com transmissão local ou contato com caso suspeito). Além disso, cartazes sobre formas de se evitar o contágio foram espalhados em toda a unidade. Para garantir a assepsia das mãos, foram adquiridos 850 frascos de álcool-gel 70%.
 
Informação é o melhor remédio
 
Além de se prevenir contra o novo coronavírus, é necessário se proteger também das fake news. E a melhor forma para isso é buscando informações de fontes confiáveis.
 
O Ministério da Saúde desenvolveu um site e um aplicativo para celular (Android e IOS) com todas as informações sobre o novo coronavírus. Nas duas plataformas, você pode tirar dúvidas e ter acesso a um vasto material, como: notícias, cartilhas, vídeos e artes para compartilhar com amigos nas redes sociais.
 
 
Separamos algumas orientações para você, mas não deixe de acessar o site e baixar o aplicativo disponível gratuitamente no GooglePlay e na AppStore. Você também pode tirar dúvidas pelo Disque Saúde, ligando para o número 136.

 

Orientações sobre atividades - coronavírus  

 

Com a classificação de pandemia pela OMS e a confirmação de transmissão local do coronavírus no estado do Rio de Janeiro, há uma crescente preocupação da população e de todos nós no ambiente universitário. A UERJ já disponibilizou em sua página informações sobre prevenção (https://www.uerj.br/noticia/10477/) e criou uma comissão para acompanhamento da evolução da doença no estado.
 
Em consonância com as medidas que vêm sendo adotadas em outras Instituições de ensino no Brasil e em outros países, sugerimos que os docentes já preparem atividades e viabilizem a disponibilização de material de estudo (capítulos de livro, artigos etc..) para que as atividades acadêmicas básicas possam ser mantidas em um eventual cenário de suspensão temporária de aulas presenciais.
 
Estamos à disposição para informações adicionais. 
 
Direção IBRAG

 

Nos dias 23/09/19 e 21/10/19 foi apresentado o relatório final de gestão com uma síntese das principais ações nos mandatos de 2012 e 2016. O relatório da primeira gestão foi apresentado em 14/10/15.

 

Link do material

 


 

Nota de Esclarecimento  

 

No intuito de atender os interesses dos alunos do curso de Biologia, o CABIO divulgou em suas redes sociais, no dia 31/05/2019, uma nota baseada em informações encaminhadas sob sigilo ao DISK-CABIO sobre o comportamento inadequado de um professor da Disciplina “Genética de Populações”, sobre a qual a Direção do IBRAG considera importante prestar os seguintes esclarecimentos:
 
  • A postagem da nota foi realizada quase que simultaneamente ao envio do material à Direção da Unidade (sexta-feira, após as 18h), sem que aguardassem um retorno sobre o recebimento da notificação do ocorrido e o devido encaminhamento;
  • Após ciência pela Direção do IBRAG, foram agendadas reuniões com o docente, o CABIO e a turma, para obter as versões dos envolvidos;
  • Segundo os relatos do docente e da turma, observou-se que, embora o docente tenha sido infeliz no uso dos termos e exemplos, o texto publicado não retrata fielmente a fala do professor em sala de aula.
 
  Dessa forma, as providências foram tomadas pela Direção, em comum acordo com a turma envolvida, e a situação relatada em Conselho Departamental.
 
  Obs: Esta nota de esclarecimento seria a última etapa das ações acordadas e deveria ter sido elaborada juntamente com o CABIO, que não retornou com o conteúdo e nem com os relatos que receberam por escrito. Por isso, a divulgação está sendo feita pela direção.