Imprimir 
O professor Ulisses Leite Gomes, que foi docente do Ibrag de 1981 a 2020, aparece em várias referências de recente artigo de revisão sobre sistemática de Chondrichthyes, publicado na revista científica Neotropical Ichthyology, devido à sua grande contribuição nas pesquisas de peixes cartilaginosos. O trabalho, elaborado pelas pesquisadoras Sarah Viana (Universidade de Cape Town), Flávia Petean (Universidade Nacional de San Martin) e Karla Soares (Universidade Federal do Rio de Janeiro), consiste em um histórico completo dos estudos feitos no Brasil sobre essa categoria de peixes.
 
O artigo inicia abordando a influência dos pesquisadores europeus na área, até o surgimento da pesquisa ictiológica no Brasil no começo do século XX, sempre citando os principais pesquisadores. O professor Ulisses Gomes foi mencionado nesse panorama histórico pelo seu trabalho feito no intervalo entre 1980 e 1999. Durante esse período, ele foi membro docente do Departamento de Zoologia (DZ/IBRAG) e responsável pela implementação da coleção ictiológica, principalmente de peixes cartilaginosos, além de ter fundado, em 1995, a Sociedade Brasileira de Estudos de Elasmobrânquios.
 
Após a sua aposentadoria, o professor Ulisses também foi homenageado em um artigo publicado nos Arquivos de Zoologia do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, que destacou a sua contribuição para o estudo da anatomia e taxonomia de tubarões e raias, além de trazer relatos de vários pesquisadores, incluindo colegas da UERJ.
 
Link para os artigos - Link 1 - Link 2