Ontem, dia 30 de junho, ocorreu a cerimônia de reinauguração do Laboratório de Vibrações Mecânicas e Práticas Integrativas (Lavimpi), localizado na Policlínica Universitária Piquet Carneiro (PPC/Uerj).
O laboratório, desde 2023, é coordenado pela Profa. Danúbia de Sá Caputo, do Departamento de Biofísica e Biometria (DBB/Ibrag), e realiza pesquisas sobre os efeitos da Terapia Vibratória Sistêmica em situações diversas, como indivíduos com narcolepsia, obesidade, dificuldades de cicatrização, doença pulmonar obstrutiva crônica, osteoartrite de joelho e também crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No período de 2013 a 2023, o Lavimpi foi coordenado pelo Prof. Mario Bernardo Filho, docente aposentado do Ibrag, que continua atuando no laboratório.
A reformulação do espaço, para melhor atender às necessidades tanto dos pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, quanto dos pacientes, contou com recursos da FAPERJ, resultando em mais salas para atendimento e para acolhimento de crianças com TEA, como a sala com o equipamento simulador de equitação.
Na abertura do evento, a mesa solene foi composta pelo Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes; pela Presidente da FAPERJ, Caroline Alves; pelo Vice-Reitor da Uerj, Bruno Deusdará; pelo Diretor Geral da PPC/Uerj, Flavio Antonio de Sá Ribeiro e pela Diretora do Ibrag, Norma Albarello. Também estiveram presentes o Diretor do Depesq, Israel Felzenszwalb (DBB/Ibrag), representando a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR2), o chefe do Departamento de Biofísica e Biometria do Ibrag, Nasser Asad e representantes dos conselhos de Fisioterapia e de outras entidades. Após a cerimônia de abertura, os presentes foram convidados a conhecer as novas instalações do Lavimpi.
Desejamos que o novo espaço continue dando expressiva contribuição às atividades que vem realizando com tanta qualidade e dedicação. Parabéns à equipe Lavimpi! 👏





