Entre os dias 09 e 12/07, a UERJ recebeu no Campus Maracanã a III Jornada Rio-São Paulo de Botânica, com o tema “Mudanças Climáticas e a Nova Trajetória das Plantas”, presidida pela Dra. Cátia Henriques Callado, professora titular do Departamento de Biologia Vegetal (DBV/IBRAG). O evento contou 358 participantes, incluindo estudantes de graduação e de pós-graduação e vários servidores técnicos e docentes do IBRAG e de outras Unidades e instituições do estado do Rio, como Campos, Niterói, São Gonçalo e Seropédica, e também de São Paulo. A Uerj sediou o evento no formato anterior, como Jornada Fluminense de Botânica, realizada em 2005, no Campus Uerj de Nova Friburgo, também sob a presidência da Profa. Cátia Callado.

Várias atividades foram programadas visando ao debate e divulgação de pesquisas e ações sobre conhecimento e conservação dos recursos vegetais e os desafios para a manutenção do equilíbrio climático. A programação teve início com visitas guiadas às Unidades de Desenvolvimento Tecnológico (UDTs) que realizam pesquisas na área de botânica na Uerj, seguindo com palestras, mesas redondas, minicursos e exposições, até as excursões realizadas no último dia do evento, incluindo o Campus da Uerj em Ilha Grande.

Em sua fala de abertura, a Profa. Cátia ressaltou que o evento busca promover o intercâmbio de informações e ampliar o conhecimento sobre flora, conservação dos recursos naturais e pesquisas botânicas, fortalecendo uma ciência colaborativa voltada para políticas públicas. Destacou que o tema da edição incentiva uma reflexão crítica sobre a destruição dos ecossistemas e seus impactos climáticos, sublinhando o papel estratégico de centros econômicos como Rio de Janeiro e São Paulo na transição para práticas sustentáveis. Seu relato reforça também a continuidade do modelo de organização multi-institucional iniciado em 2005, que segue fortalecendo a atuação conjunta das instituições em prol da conservação e do enfrentamento das mudanças climáticas.

A Profa. Norma Albarello, membro da Comissão Científica e Diretora do IBRAG, integrou a mesa de abertura juntamente com a Dra. Tânia Silva, Presidente da Sociedade Botânica do Brasil – SBB, e o Dr. Marcus Nadruz, pesquisador do Jardim Botânico - JBRJ e membro da diretoria regional da SBB. Em sua fala, a Profa. Norma, também docente do DBV, salientou sua satisfação em representar a Uerj nas boas-vindas ao evento e lembrou que o Instituto de Biologia, após a sua criação como unidade acadêmica, teve como primeiro diretor o Prof. Luiz Emygdio de Mello Filho, médico e botânico, que foi professor catedrático e diretor do Museu Nacional/UFRJ. Destacou que Prof. Luiz Emygdio, junto com outros renomados docentes do Mestrado em Botânica, pesquisadores do Rio e de São Paulo, influenciaram as suas escolhas profissionais, ressaltando a importância de se aproveitar as diferentes oportunidades durante a vida acadêmica, incluindo eventos dessa natureza, que são especialmente pensados para estudantes de graduação e de pós-graduação. Também registrou o tema da Jornada como de grande relevância para o momento que vivemos, sobretudo no ano em que o Brasil recebe a COP 30.

A Profa. Georgia Pacheco, coordenadora adjunta do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal, fez a apresentação da Dra. Mercedes Bustamante, professora da Universidade de Brasília (UnB) e egressa do Instituto de Biologia, que falou na palestra de abertura sobre as respostas vegetais em relação às mudanças climáticas e apresentou dados de extrema importância sobre o desequilíbrio ambiental e seus impactos sobre dois biomas em risco da região Sudeste, a Mata Atlântica e o Cerrado.

Várias palestras valorizaram os profissionais de biologia, como na Mesa Redonda sobre Plantas Medicinais, com as pesquisadoras Viviane Kruel, Selma de Paiva e Ana Joffily, que destacaram os recursos da nossa biodiversidade, o conhecimento tradicional, a importância de políticas públicas e controle de qualidade das espécies vegetais. No encerramento do evento, houve a premiação em diferentes categorias de trabalhos e um coquetel de confraternização.

O IBRAG parabeniza a comissão organizadora pelos muitos momentos de aprendizado, troca e alegria, celebrando encontros, reencontros, parcerias e ações profícuas nesse ano especial e comemorativo dos 75 anos da Uerj e da SBB! Mais informações em: https://app.ciente.studio/3-jornada-botanica-rio-sao-paulo-2025

Veja os depoimentos sobre a importância do evento na matéria do “Uerj em Pauta” em: https://www.youtube.com/watch?v=3KDJilyM3bE