Nesta semana celebramos a concessão do título de Professora Emérita à Eliete Bouskela, docente e pesquisadora do Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF/IBRAG). A honraria, uma das mais altas distinções da Universidade, é concedida a professores aposentados que se destacaram em sua trajetória acadêmica, com notável contribuição à UERJ e à sociedade.

Na cerimônia de abertura, após a fala das autoridades universitárias, o Prof. Egberto Moura (DCF/IBRAG) destacou a trajetória científica e a contribuição da Profa. Eliete na formação de vários docentes da UERJ e a homenagem recebida dos alunos do Curso de Medicina de Cabo Frio, que deram seu nome ao Centro Acadêmico do Campus.

O evento contou com a presença de vários profissionais e amigos da Profa. Eliete, inclusive da Academia Nacional de Medicina, na qual foi a primeira mulher a ocupar a presidência.

Além da direção e de servidores docentes e técnicos do IBRAG, esteve presente o Prof. Carlos Eduardo de Almeida, também professor emérito de nossa Unidade.

O IBRAG sente-se honrado em contar com a trajetória, o legado científico e a contribuição institucional da Profa. Eliete Bouskela, cuja carreira inspira gerações de estudantes, pesquisadores e docentes, destacando-se, também, por sua atuação pioneira no fortalecimento do papel das mulheres na ciência.

Para mais informações:

https://www.uerj.br/noticia/eliete-bouskela-do-instituto-de-biologia-roberto-alcantara-gomes-recebe-titulo-de-professora-emerita-da-uerj/

 

Fontes das imagens:
George Magaraia
Norma Albarello