Nesta semana, os Professores Heitor Evangelista e Nasser Asad, do Departamento de Biofísica e Biometria (DBB/IBRAG), foram homenageados na sede da Agência Espacial Brasileira (Brasília - DF), durante a comemoração dos 20 anos do primeiro experimento biológico brasileiro realizado na Estação Espacial Internacional.
O marco remete à Missão Centenário (2006), quando pesquisadores IBRAG, em parceria com o INPE, conduziram um estudo inovador em biologia espacial, com o apoio do astronauta Marcos Pontes.
O experimento investigou os efeitos da radiação e da microgravidade sobre bactérias como a _Escherichia coli_ , contribuindo para o avanço do conhecimento sobre reparo de DNA em condições extremas.
A homenagem reconhece o protagonismo da UERJ no desenvolvimento científico nacional e sua contribuição pioneira para a pesquisa espacial.