São vários os motivos de comemoração do Instituto, que leva o nome de um professor, Roberto Alcantara Gomes, que em muito contribuiu na construção da UERJ, atuando em vários cargos de gestão. O Prof. Roberto Alcantara, além de ser o primeiro diretor do IBRAG depois da configuração que integrou as áreas Biológica e Biomédica, a partir de 1976, foi responsável pela criação da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, da qual foi seu primeiro pró-reitor, e também vice-reitor da UERJ.
O IBRAG cresceu e viu a UERJ crescer, mostrando força e imensa capacidade de realização em prol da sociedade. A Unidade, com treze departamentos e sete programas de pós-graduação, atende quase 2.000 alunos pelos cursos presencial e EaD em Ciências Biológicas e mais nove unidades da UERJ. Dentro das políticas afirmativas como a do sistema de cotas, o IBRAG tem dado expressiva contribuição na formação de estudantes via reserva de vagas, tendo atualmente 43% de alunos cotistas matriculados na unidade. São mais de 70 laboratórios na estrutura da unidade, que colocam o IBRAG como referência em várias linhas de pesquisa, com importantes reflexos na extensão universitária. Dividimos este momentos de celebração, na certeza da importante contribuição dada à nossa Universidade.

Na abertura do evento, o Reitor da UERJ, Prof. Ricardo Lodi, O Vice-reitor e ex-diretor do Centro Biomédico, Prof. Mário Sérgio Carneiro e o Prof. Jorge Carvalho, Diretor do Centro Biomédico e docente do IBRAG, representando os diretores de Centros Setoriais.