Durante o evento comemorativo dos 70 anos da UERJ, as Professoras Gabriela Santos Jonathan (Departamento de Biologia Celular - DBCel/IBRAG) e Jemima Fuentes Ribeiro da Silva (Departamento de Histologia e Embriologia - DHE/IBRAG) receberam o Prêmio Docência Dedicada ao Ensino da Graduação Marly Cruz Veiga da Silva. As referidas professoras são egressas do Curso de Ciências Biológicas do IBRAG/UERJ e dão continuidade ao trabalho de excelência desenvolvido no IBRAG, honrando os esforços dos que nos antecederam, como a Profa. Marly Cruz Veiga da Silva, que atuou por mais de 30 anos como professora do instituto, sendo também a primeira mulher a ocupar cargo de direção na unidade.
Também a Professora Hanna Brum François Amaral, do Departamento de Biologia Vegetal (DBV/IBRAG), recebeu Menção Honrosa pelo Centro de Tecnologia e Ciências, pelas atividades realizadas para os alunos da Faculdade de Oceanografia.
Compartilhamos essas homenagens, na certeza de que a dedicação de nossos docentes nos engrandece, fortalece e incentiva, trazendo a esperança de dias melhores.

Profa. Gabriela Santos Jonathan
Profa. Jemima Fuentes Ribeiro da Silva
Profa. Hanna Brum François Amaral

Gostaria de agradecer aos alunos da FENF e do IBRAG pela indicação ao Prêmio Docência Dedicada ao Ensino da Graduação.

Em um ano completamente diferente para todos nós, onde nós, professores e alunos, nos reinventamos e nos adaptamos a um novo ambiente de ensino e trocas, receber essa indicação aquece nossos corações e nos anima para seguirmos em frente formando novos profissionais.

Muito obrigada!!!
Gabriela Santos Jonathan
IBRAG – CBI/UERJ

É com imensa satisfação que o Departamento de Biologia Celular/IBRAG recebe a notícia da indicação da Professora Gabriela Santos Jonathan para o Prêmio Docência dedicada ao ensino de Graduação. O reconhecimento do seu trabalho, pelo evidente zelo pelo ensino, nos enche de orgulho.

Sua consciência acerca de suas atribuições e deveres, como professora e cidadã, é admirável e se traduz na coerência, dedicação e extrema competência apresentadas em suas aulas nos diversos cursos de graduação.

Comprometida com a ciência, tem contribuído para a formação qualificada de recursos humanos. Reforçamos o nosso agradecimento à Professora Gabriela que se dedica a transferência do conhecimento com amor, empenho e profissionalismo.

Carla Veronica Loureiro y Penha

Prezados alunos,

Sinto-me honrada pela indicação ao V Prêmio Docência Dedicada ao Ensino da Graduação da universidade na qual devo minha formação e meu caminho profissional. Em especial, no ano em que a nossa UERJ completa seus 70 anos de dedicação ao ensino de qualidade, formando, em suas diversas esferas, profissionais que fizeram e fazem a diferença na sociedade. Nesta quinta edição, o Prêmio no Centro Biomédico, recebe o nome da Professora Marly Cruz Veiga da Silva, cuja carreira inspira os docentes desta universidade. Em meio aos desafios impostos pela pandemia, à união dos esforços foram essenciais para a condução das atividades no ensino remoto.
Neste sentido, estendo meus agradecimentos à PR1 pelo treinamento no Ambiente Virtual de Aprendizagem; ao Instituto de Nutrição pela parceria de sempre; ao Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (IBRAG) e ao Departamento de Histologia e Embriologia pelo suporte, orientação e colaboração e ao Programa de Desenvolvimento Docente da Faculdade de Ciências Médicas que ofereceu importante apoio com as metodologias de ensino e de avaliação. É importante salientar que os cursos realizados e a experiência adquirida no Ensino a Distância do Consórcio CEDERJ foram fundamentais para o trabalho desenvolvido.
Aos meus queridos alunos do Instituto de Nutrição, os protagonistas desta história, a minha gratidão, que se reveste de muita emoção, honra e responsabilidade. Se por um lado recebo com grande alegria este reconhecimento que aponta um caminho certo a seguir, por outro, aumenta a responsabilidade e o desafio.
Parafraseando Paulo Freire, “Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática” (FREIRE, 1991, p. 58).
Este ano, em uma prática bem diferente, em um cenário mundial que nunca imaginamos, o ensino solicitou doses maiores de dedicação, parceria, aprendizado, compreensão e sensibilidade, de alunos e de professores, qualidades que encontrei nos alunos. Muito curiosos e ávidos por informação desde a primeira atividade síncrona, sempre trouxeram dúvidas e questionamentos sobre a matéria. Ao debatermos, surgiam outros questionamentos e assim, cada aluno revezava seu protagonismo na turma.
Após a 3ª ou 4ª atividade síncrona, formamos uma equipe onde refletíamos e buscávamos juntos as soluções. Gostaria que cada um de vocês recebesse o meu carinho em agradecimento!
A parceria construída ao longo deste semestre foi muito importante e me ajudou a seguir em frente motivada!
Que orgulho tê-los como alunos! Espero que tenham adquirido um conhecimento seguro e honroso para levarem para as suas carreiras!
Finalizo este agradecimento citando o filósofo e pedagogo John Dewey que disse: "A meta da vida não é a perfeição, mas o eterno processo de aperfeiçoamento, amadurecimento, refinamento”. John Dewey (1859-1952). Divido esta honrosa indicação com todos os docentes que mantem a UERJ dentre as melhores universidades deste país. Muito obrigada!

Jemima Fuentes – IBRAG/CBI/UERJ

Profa. Hanna Brum François Amaral é homenageada pelos alunos da Faculdade de Oceanografia  - FAOC/CTC.