No evento comemorativo dos 70 anos da UERJ foi realizada a Cerimônia do V Prêmio Docência Dedicada ao Ensino da Graduação, que foi concedido aos três docentes mais votados de cada Centro Setorial. O Prêmio do Centro Biomédico recebeu o nome da Profa. Marly Cruz Veiga da Silva, que atuou por mais de 30 anos no IBRAG, sendo a primeira mulher em cargo de direção na unidade, e continua contribuindo nas atividades de ensino até os dias atuais. Três professoras do IBRAG foram contempladas: duas com o prêmio pelo Centro Biomédico e uma Menção Honrosa, pelo Centro de Tecnologia e Ciências (http://www.ibrag.uerj.br/index.php/noticias/586-professoras-do-ibrag-sao-homenageadas-nos-70-anos-da-uerj.html ).

 

Abaixo, um breve histórico da Profa. Marly Cruz Veiga da Silva, com as suas principais contribuições ao ensino.

 

Profa. Marly Cruz Veiga da Silva no Departamento de Ciências e Biologia – DECB/IBRAG.

 

 


Breve histórico profissional da Profa. Marly Cruz Veiga da Silva
 
A Profa. Marly Cruz Veiga da Silva concluiu a graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1960. Em seguida, iniciou o curso de especialização em Genética e Evolução na mesma instituição (UFRJ), mas percebeu que sua maior vocação era o ensino de Ciências e a sala de aula. 
 
Os centros de ciências brasileiros foram fundados em 1965 visando ao treinamento e aperfeiçoamento de professores. Para a Profa. Marly, o Cecigua, atual Cecierj, teve papel fundamental na definição do seu caminho profissional. Com a extinção do Estado da Guanabara em 1975, a Fundação Cecierj, que dava atendimento a 62 municípios com o projeto de ensino de ciências por correspondência, passou à direção da Profa. Marly, que permaneceu à frente da Fundação até 1983. Além do cargo de direção da Fundação, que funcionava no Horto Botânico da UERJ, ministrou as disciplinas “Experimentando as Ciências” I, II e III, realizando várias atividades naquele espaço. No seu período de gestão foram oferecidos cursos de atualização para mais de 4 mil professores da educação básica, além da interiorização de cursos e oficinas.  Mesmo após esse período, a Profa. Marly nunca deixou de se envolver com o Cecierj, que tem atualmente, como uma das suas principais atividades, a graduação a distância pelo Consórcio Cederj.
 
Na Educação Básica, a Profa. Marly atuou como professora de Ciências do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio por 30 anos, de 1962 a 1992, na Escola Municipal Camilo Castelo Branco e no Colégio Estadual João Alfredo. Em 1977 ingressou como professora auxiliar do Instituto de Biologia da UERJ, onde lecionou até o ano de 2008, quando se aposentou, tendo ocupado também os cargos de vice-diretora e diretora da Unidade. No início do magistério superior, a Profa. Marly ministrou aulas para o curso de licenciatura curta em Ciências Biológicas e, posteriormente, ao curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, com as disciplinas de Ensino de Ciências, Ensino de Biologia e Fundamentos da Ciência da Natureza. Mesmo após a aposentadoria, continuou participando das disciplinas de graduação do seu departamento de origem, até os dias atuais.
 
Na UERJ, além das atividades de docência, a Profa. Marly Veiga ampliou a divulgação e as possibilidades de aplicação dos Kits de Ciências, produzidos em anos anteriores como materiais didáticos do Cecierj. Os materiais foram revistos e atualizados como materiais de baixo custo para a utilização em experimentos e demonstrações nas aulas práticas de Ciências, Biologia, Física e Química, os famosos kits do projeto de extensão "Ciência no dia a dia", conhecidos por muitos professores do Rio de Janeiro.  Esses materiais foram incluídos nas Orientações Curriculares da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro como referência para todos os professores de Ciências da rede municipal, a maior rede de ensino público no estado do RJ. Essa divulgação deu amplo alcance ao uso dos Kits de Ciências da UERJ, tornando a Profa. Marly muito conhecida, principalmente pelos professores de Ciências e Biologia.
Em 1996, a Profa. Marly, junto com os professores do Setor de Ensino do antigo Departamento de Biologia Animal e Vegetal (DBAV), cria o Curso de Especialização em Ensino de Ciências do Instituto de Biologia, que neste mesmo ano passa a se chamar Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes – IBRAG. Até recentemente, ministrou a disciplina “Construção e Uso de Material Didático”, a favorita dos alunos em todos os anos de funcionamento deste curso de pós-graduação lato sensu, que atende professores das áreas de Biologia, Física, Química, Matemática e Pedagogia. Em 1998 retornou como consultora cientí­fica do Cecierj, sendo considerada por seus pares uma referência no ensino de Ciências. 
 
A Profa. Marly foi também coordenadora de extensão do IBRAG, de 1998 a 2008, sendo responsável pelos projetos "Ciência no dia-a-dia" e "Atividades de Ciências e Biologia", de 1992 a 2008. Em 1993 começou a ministrar a disciplina “Ciência não tem idade” para a Universidade da Terceira Idade (Unati), onde permanece até hoje. As atividades de natureza extensionistas promovidas pela Profa. Marly estiveram presentes desde a primeira edição da UERJ SEM MUROS, quando a Universidade abre suas portas para o público em geral. Os stands no formato de "Feiras de Ciências", preparados pela Profa. Marly e mantidos até hoje, estão entre os mais visitados pelos alunos. E para atender muitas das demandas de natureza extensionista do IBRAG e de outras unidades acadêmicas, criou em 1992 o Centro de Estudos em Biologia, o Cebio, permanecendo na sua presidência de 2000 a 2016, estando atualmente como vice-presidente.
 
Sua atuação à frente do Instituto de Biologia, como a primeira mulher no cargo de direção da Unidade, ocorreu de 1986 a 1992. Durante a sua gestão foi responsável por coordenar e implementar mudanças no currículo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e por atuar em processos de departamentalização do Instituto. O primeiro, ainda como diretora, quando foram ampliados de 3 (três) para 8 (oito) departamentos e o segundo, como chefe do Setor de Ensino do DBAV, que comportava os setores de Botânica, Zoologia, Ecologia e Ensino de Ciências, dividido em quatro departamentos. Um dos departamentos dessa nova organização da unidade, o Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB) tem ampla atuação na formação de licenciados em Ciências Biológicas e possui disciplinas que visam à transposição de conteúdos, bem como a capacitação para regência em sala de aula e o domínio das atividades práticas. Muitas orientações ocorrem no âmbito do Departamento, em parceria com o Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). O DECB também possui coleções zoológicas e botânicas para empréstimo, quase na sua totalidade de materiais coletados e organizados pela Profa. Marly.  As coleções têm sido disponibilizadas para montagem de Feiras de Ciências e eventos pedagógicos, nos quais a Profa. Marly também tem atuado como consultora científica, apoiando os professores desde o planejamento dos eventos à montagem de salas ambiente para o ensino de Ciências e Biologia.
 
Nos últimos anos a Profa. Marly se dedicou à criação do Memorial do Ensino de Ciências, inaugurado em 6 de dezembro de 2019 nas dependências do DECB. Este memorial abriga o acervo relacionado à formação de professores de Ciências desde a década de 1950 até os dias de hoje. Entre os objetivos do memorial, estão os de salvaguardar a memória do ensino de Ciências no país e servir como fonte de consulta e empréstimo aos profissionais e pesquisadores da área. 
 
Nesse breve histórico, estão informações que não traduzem toda a dedicação da Profa. Marly  Cruz Veiga da Silva às atividades de Ensino, mas indicam a sua grande contribuição na formação de muitas pessoas, em especial das que se empenham na transferência do conhecimento na área das Ciências Biológicas. Vários de seus alunos tornaram-se seus colegas na UERJ, inclusive em cargos por ela anteriormente ocupados, como a Profa. Andrea Espinola de Siqueira, coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e a Profa. Norma Abarello, atual diretora do IBRAG. Histórias que se entrelaçam e fortalecem a nossa Universidade, dentro da sua grandiosa missão.