O Prêmio Luísa Pinho Sartori tem por objetivo reconhecer e premiar trabalhos de alunos de graduação na área de Ciências Biológicas que se destaquem pela excelência e contribuição à conservação da biodiversidade e à consciência ambiental da sociedade. A premiação é uma realização do Instituto Luísa Pinho Sartori em parceria com as Universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Veiga de Almeida (UVA), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e PUC-Rio.

Neste ano, a cerimônia de premiação da XI Edição do Prêmio Luísa Pinho Sartori ocorreu no dia 23 de novembro, pela plataforma Zoom, com transmissão ao vivo no YouTube, tendo a Pesquisadora Neiva Guedes, do Instituto de Pesquisa Arara Azul, na palestra de abertura do evento, e a presença da Profa. Norma Albarello, Diretora do IBRAG. A aluna de bacharelado Midiam Sabino, do Curso de Ciências Biológicas IBRAG/UERJ, recebeu o prêmio de primeiro lugar com o trabalho “Influência de fatores extrínsecos e intrínsecos nos atropelamentos de vertebrados silvestres no Parque Nacional da Serra da Bocaina”, sob a orientação da Profa. Lena Geise, do Departamento de Zoologia – DZ/IBRAG e coorientação da Profa. Ana Claudia Delciellos, bolsista PAPD do PPGEE.

Parabenizamos a aluna Midiam e a equipe do Laboratório de Mastozoologia, pelo belo e importante trabalho!

Mais informações sobre o Prêmio Luísa Pinho Sartori e a vencedora Midian Sabino

Midian Sabino
O Instituto Luísa Pinho Sartori foi criado em homenagem à Luísa, estudante de Ciências Biológicas da UFRJ, que faleceu num acidente de carro em novembro de 2009, durante um intercâmbio na Universidade de Duke (Estados Unidos). As ações do ILPS foram a forma encontrada pelos pais de Luísa para manter vivos seus sonhos e incentivar jovens que compartilham dos mesmos ideais. Para a premiação, dos trabalhos inscritos, são selecionados cinco finalistas que se apresentam a uma banca integrada por professores de diferentes instituições. Desses, além do certificado, três recebem um prêmio em dinheiro.

Lena Geise
Midian é aluna cotista de graduação do Curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (IBRAG/UERJ). Desde de 2016, faz parte do Laboratório de Mastozoologia da UERJ, orientada pela Prof. Dra. Lena Geise e Dra. Ana Cláudia Delciellos. Foi bolsista de Iniciação Científica CNPq-UERJ (2016-2018) e desenvolve trabalho sobre a fauna silvestre atropelada na rodovia estadual RJ-165, Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Ganhadores do Prêmio Luísa Pinho Sartori 2020

Ana Claudia Delciellos
1º Lugar: Midian Sabino (UERJ) - Influência de fatores extrínsecos e intrínsecos nos atropelamentos de vertebrados silvestres no Parque Nacional da Serra da Bocaina. Orientadora - Lena Geise.
2º Lugar: Flávia Zaguri (PUC-Rio) - Reprodução de Tucano-de-bico-preto (Ramphastos ariel) no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, um caso bem sucedido de reintrodução em áreas verdes urbanas. Orientador - Henrique Rajão.
3º Lugar: Henrique Cabral (Unirio) - Biogeografia da Conservação de Brachycephalidae (Amphibia, Anura): hotspots de diversidade filogenética e de incidência de quitridiomicose. Orientadores - Maria Lucia Lorini / Marcos Figueiredo.