Durante a cerimônia dos 70 anos da UERJ, o IBRAG se fez presente nas homenagens realizadas, como a das professoras que receberam o prêmio docência (http://www.ibrag.uerj.br/index.php/noticias/586-professoras-do-ibrag-sao-homenageadas-nos-70-anos-da-uerj.html) que levou o nome da Profa. Marly Cruz Veiga da Silva (http://www.ibrag.uerj.br/index.php/noticias/590-marly-70.html) e a dos servidores com 25 e 40 anos de casa (http://www.ibrag.uerj.br/index.php/noticias/585-servidores-homenageados-do-ibrag-nos-70-anos-da-uerj.html). 
 
São vários os motivos de comemoração do Instituto, que leva o nome de um professor, Roberto Alcantara Gomes, que em muito contribuiu na construção da UERJ, atuando em vários cargos de gestão. O Prof. Roberto Alcantara, além de ser o primeiro diretor do IBRAG depois da configuração que integrou as áreas Biológica e Biomédica, a partir de 1976, foi responsável pela criação da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, da qual foi seu primeiro pró-reitor, e também vice-reitor da UERJ.
 
O IBRAG cresceu e viu a UERJ crescer, mostrando força e imensa capacidade de realização em prol da sociedade. A Unidade, com treze departamentos e sete programas de pós-graduação, atende quase 2.000 alunos pelos cursos presencial e EaD em Ciências Biológicas e mais nove unidades da UERJ. Dentro das políticas afirmativas como a do sistema de cotas, o IBRAG tem dado expressiva contribuição na formação de estudantes via reserva de vagas, tendo atualmente 43% de alunos cotistas matriculados na unidade. São mais de 70 laboratórios na estrutura da unidade, que colocam o IBRAG como referência em várias linhas de pesquisa, com importantes reflexos na extensão universitária. Dividimos este momentos de celebração, na certeza da importante contribuição dada à nossa Universidade.
 
Para ver a cerimônia que foi transmitida no canal da TV UERJ, no Youtube, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=UzKIKY51Mio
 

Na abertura do evento, o Reitor da UERJ, Prof. Ricardo Lodi, O Vice-reitor e ex-diretor do Centro Biomédico, Prof. Mário Sérgio Carneiro  e o Prof. Jorge Carvalho, Diretor do Centro Biomédico e docente do IBRAG, representando os diretores de Centros Setoriais. 
 

 
No abertura do evento, as falas carregadas de emoção dos Pró-reitores de Graduação (PR1), Lincoln Tavares, Pós-graduação e Pesquisa (PR2) Campinho da Mota e de Extensão e Cultura (PR3), Claudia Gonçalves, que anunciou o lançamento do livro “Nilcea Freire, mulher emmovimento”(http://www.niesc.uerj.br:8080/jspui/bitstream/2016/146/1/Nilcea%20Freire%2c%20mulher%20em%20movimento.%20Primeiro%20movimento%20-%20UERJ.pdf) e Políticas e Assistência Estudantis (PR4), Cátia Antonia.
 

A Superintendente Claudia Rebello de Mello, da SGP (Superintendência de Gestão de Pessoas, antiga SRH) e o Dirigente da Diplan (Diretoria de Planejamento e Orçamento), Bruno Leonardo Barth Sobral, também participaram da abertura do evento. 
 
No encerramento, uma  Live com o cantor e compositor Noca da Portela, acompanhado dos músicos Diogão Pereira (cavaquinho) e Igor Lemos (percussão).