- Detalhes
- Categoria: Notícias
- Última atualização: 14 Outubro 2015
- Acessos: 3014
Por: Andreza Soares de Siqueira
Aluna de Graduação do Curso de Ciências Biológicas / IBRAG / UERJ

Historicamente, a disciplina Fotografia Científica Ambiental vem sendo oferecida pelos Profs. Antônio Carlos de Freitas e Marcia Moura Franco para diferentes cursos de Pós-Graduação. Em 2004 sua primeira turma foi composta por 12 alunos do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da UERJ e os trabalhos de campo foram realizados no CEADS - Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável - UERJ, na Ilha Grande.
Em toda a sua trajetória, a disciplina FCA já teve várias turmas, com um total de aproximadamente 330 alunos e atualmente é oferecida para os Programas de Pós-Graduação em Biologia (UERJ), Ecologia e Evolução (UERJ), Biologia Vegetal (UERJ), Ecologia (UFRJ), Medicina Veterinária (UFMT), Ecologia (UFMT), Biologia Animal (UFrRJ), Ecologia (UFSCAR), Ecologia UNESP de Botucatu, Ecologia UNESP de Rio Claro entre outros.
O Curso aborda a fotografia como uma importante ferramenta no estudo e conservação da biodiversidade, tornando-se uma metodologia importante, principalmente por não ser invasiva. O contato com a fotografia científica ainda na graduação abre os olhos dos alunos para novas metodologias e diferentes formas de abordagem da pesquisa, além de despertar no aluno a curiosidade e o desafio de retratar com qualidade o universo que o cerca.
Jessica Castelo Branco Teixeira Azevedo, aluna do 6° período de graduação em Biologia (IBRAG/UERJ) e um dos 13 alunos que cursaram a disciplina este período, fala sobre a oportunidade:
“Tudo foi feito com muito respeito e profissionalismo. Não aprendi simplesmente a fazer uma foto, mas a pensar fotograficamente e isso vai fazer toda a diferença no meu futuro profissional. Agradeço aos Profs. Antônio Carlos e Alencar por essa oportunidade ainda na graduação.”
Abaixo mais fotos


