Fechamos novembro, mês da COP 30, lembrando a III Jornada Rio-São Paulo de Botânica, realizada na Uerj em julho deste ano, com o tema “Mudanças Climáticas e a Nova Trajetória das Plantas”.
Presidida pela Profa. Cátia Callado (DBV/IBRAG), a Jornada reuniu 358 participantes de instituições do RJ e SP, promovendo troca de conhecimento sobre flora, conservação e pesquisa botânica. Em sua abertura, a Profa. Cátia destacou a importância da ciência colaborativa e da reflexão sobre os impactos das mudanças climáticas, reforçando o papel estratégico de centros urbanos na transição para práticas sustentáveis.
A mesa de abertura contou com representantes da Sociedade Botânica do Brasil – SBB e com a Profa. Norma Albarello, Diretora do IBRAG, que ressaltou a relevância do tema no ano da COP 30 e lembrou que o Instituto de Biologia teve como primeiro diretor, o Prof. Luiz Emygdio de Mello Filho, médico e botânico.
A palestra magna foi proferida pela Dra. Mercedes Bustamante, professora da Universidade de Brasília (UnB) e egressa do Instituto de Biologia, que falou sobre o desequilíbrio ambiental e seus impactos sobre dois biomas da região Sudeste, a Mata Atlântica e o Cerrado.
A programação incluiu visitas às UDTs, palestras, mesas-redondas, minicursos, exposições, excursões e premiações. Mais do que conhecimento, a Jornada e a COP 30 trouxeram um importante alerta ao momento atual que demanda uma reflexão crítica e tomadas de decisão.


















