- Detalhes
- Categoria: Notícias
- Última atualização: 08 Dezembro 2015
- Acessos: 1409


O ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) foi criado em substituição ao antigo PROVÃO e sua principal diferença é que, ao contrário deste último que avaliava anualmente todos os formandos de cursos universitários, o ENADE avalia apenas uma amostragem de alunos iniciantes e concluintes de determinados cursos – esses estudantes são escolhidos por sorteio.
Outra diferença é que, ao contrário do PROVÃO, que era obrigatório, a participação no ENADE é opcional. Mas, uma vez que a Instituição realiza o cadastro de seus alunos no sistema de avaliação, estes são obrigados a realizar a prova, assim o aluno que deixar de participar do Enade não receberá diploma.

Na próxima edição do ENADE, que ocorre agora no 2º semestre de 2008, farão a prova os estudantes universitários das Ciências Biológicas, entre outros.
No momento existem basicamente duas importantes avaliações, para a graduação existe o ENADE, realizado pelo MEC e na pós-graduação, a avaliação da CAPES. Essas avaliações externas embora importantes não podem ser toda a fonte de informação sobre a qualidade dos nossos cursos, por essa razão é de fundamental importância todos nós da UERJ estejamos comprometidos com a auto-avaliação interna, pois não podemos ficar na condição de reféns da avaliação externa.