- Detalhes
- Categoria: Notícias
- Última atualização: 25 Janeiro 2018
- Acessos: 3229
Nos últimos dias tivemos notícias importantes com a marca do IBRAG que mostram a força e capacidade de realização de nossa unidade acadêmica. É com este espírito que queremos encerrar este ano, que nos trouxe tantos momentos de incertezas e lutas, os quais certamente serão superados. Que possamos encontrar renovadas forças e motivação nas realizações de nossa unidade, para que tenhamos a certeza de que nada foi em vão e que dias melhores virão!
A todos, desejamos Boas Festas e um 2018 de muitas realizações e paz!
https://garatujadeideias.wordpress.com/tag/arvore-de-natal/
EX-ALUNO EAD IBRAG-UERJ GANHA PRÊMIO SHELL DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
No dia 12 de dezembro, o professor friburguense Edevaldo da Silva Oliveira foi o grande ganhador da categoria ensino fundamental do Prêmio Shell de Educação Científica 2017, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Com o projeto “Os da Silva e os da Selva: o ensino de Ecologia e a preservação da Mata Atlântica”, baseado em sua Monografia de Licenciatura defendida em 2012, Edvaldo participou do concurso voltado a professores de matemática e ciências de escolas municipais e estaduais de todo o estado, onde foram realizadas 306 inscrições. O projeto propõe a identificação da fauna para alunos de uma escola pública de Bom Jardim e a premiação viabilizou a aquisição de um kit de robótica, um notebook e um projetor multimídia para a escola.
Foto e mais informações: https://avozdaserra.com.br/noticias/professor-friburguense-ganha-premio-shell-de-educacao-cientifica-2017
IBRAG É CONTEMPLADO NA PREMIAÇÃO DA 26ª EDIÇÃO SEMIC
No dia 13 de dezembro ocorreu a cerimônia de mais um prêmio de Iniciação Científica, que nesta edição foi nomeado “Prêmio de Iniciação à Ciência Monica Heilbron”. Vários alunos do IBRAG foram contemplados com menções honrosas e o primeiro e segundo lugares da área de Ciências da Vida também foram concedidos a duas alunas do IBRAG, Marianne Bello e Rafaela Caruso, orientadas, respectivamente, pelas Professoras Lena Geise (Departamento de Zoologia) e Georgia Pacheco (Núcleo de Biotecnologia Vegetal).
Mais informações em http://www.uerj.br/lendo_noticia.php?id=1295
Fotos: Lena Geise e Norma Albarello
ECOMUSEU COMPLETA 10 ANOS
Fotos: Nádia Matias
Também no dia 13 de dezembro, o Ecomuseu Ilha Grande comemorou 10 Anos de sua criação.
O Ecomuseu Ilha Grande é uma unidade do Departamento Cultural da Sub-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, voltado às atividades de preservação, investigação e divulgação do meio ambiente, da história, do desenvolvimento comunitário e da vida sociocultural da ilha. O Ecomuseu é composto por quatro núcleos: Museu do Cárcere, Museu do Meio Ambiente, Parque Botânico e Centro Multimídia. O Parque Botânico é coordenado pela Professora Cátia H. Callado, docente do Departamento de Biologia Vegetal do IBRAG.
A missão do Ecomuseu Ilha Grande é incorporar a comunidade como sujeito do processo de conservação e desenvolvimento sustentável do território da Ilha Grande, por meio da preservação, pesquisa, valorização e difusão da história, memória, cultura e identidade, que constituem expressivo patrimônio natural, material e imaterial.
Assim, na interação e integração de saberes, sujeitos e interesses, investe-se no poder transformador do conhecimento e das suas próprias formas de produção, possibilitando a realização de uma “ecologia de saberes”. Parabéns ao ECOMIG!
Docentes do IBRAG organizam o I Encontro de Plantas Medicinais da UERJ
Na abertura do evento estiveram presentes o Prof. Ruy Garcia Marques, Reitor da UERJ; o Prof. Egberto Gaspar de Moura, Subreitor (SR2); a Profa. Cátia Quintão, representando a Direção do Centro Biomédico; o Prof. Jorge Carvalho, Diretor do IBRAG e a Profa. Norma Albarello, Vice-diretora do IBRAG e coordenadora geral do evento. Também estiveram presentes na homenagem ao Prof. Roberto, sua neta, Paula Soares de Moura Rezende e sua filha, a Profa. Anna Tereza Miranda Soares de Moura, Vice-diretora da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ.
No dia 14 de dezembro foi o realizado o “I Encontro de Plantas Medicinais da UERJ“, organizado pelo Núcleo de Biotecnologia Vegetal (NBV/BRAG), tendo como participantes pesquisadores da Fiocruz, UFF, INPI e da Universidad de La Frontera (UFRO - Chile). Na abertura do evento, foi feita uma homenagem ao Dr. Roberto Soares de Moura, Professor Titular que integrou o quadro docente do Departamento de Farmacologia e Psicobiologia (DFP/IBRAG). O Prof. Egberto Gaspar de Moura, Subreitor de Pós-graduação e Pesquisa e docente do IBRAG, fez uma bela apresentação sobre a trajetória científica e principais contribuições do Prof. Roberto Moura. O evento contou com a participação de vários alunos de graduação e de pós-graduação, especialmente do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal (PGBV/IBRAG).
Fotos: Nádia Mathias