Seguindo as proposições do Programa UERJ de Formação de Professores, à luz da Resolução CNE/CP 2 (19/02/2002), amplamente discutidas na UERJ através de seu Colegiado de Licenciaturas (vinculado à Sub-Reitoria de Graduação) e no IBRAG através da Comissão de Reforma Curricular, da Comissão de Acompanhamento de Curso e das decisões dos Encontros do IBRAG (anuais, desde 2000), as atividades acadêmicas da Licenciatura em Ciências Biológicas foram distribuídas em seis grupos:

Uma parcela significativa de egressos do Curso de Ciências Biológicas, cerca de 50%, geralmente os já licenciados, retornava ao Curso através do processo de seleção chamado Aproveitamento de Estudos, para obter o título de Bacharel. Tendo em vista atender de forma mais prática e menos onerosa essa demanda, a Comissão de Reforma Curricular decidiu pela implantação da possibilidade de obtenção da dupla habilitação. A vantagem desse sistema é a supressão da prova de acesso, implicando em economia administrativa e a manutenção do vínculo estudantil com a universidade, o qual se reflete na continuidade de bolsas porventura obtidas pelo aluno, desde que em seu prazo legal de duração.

A duração do curso continuou a mesma, isto é, após a obtenção da licenciatura, em oito semestres regulares, o aluno necessita de mais três semestres para a obtenção do bacharelado. Esses três semestres correspondem às disciplinas eletivas restritas do Bacharelado: Tópicos Especiais em ..., Estágio I em ..., Estágio II em ....

Para a obtenção da dupla Habilitação, o discente deve primeiro concluir a Licenciatura, mantendo sua matricula até concluir os créditos referentes ao Bacharelado.Só então,após a conclusão, realizar-se-á a colação de grau de ambas.

Existem duas possibilidades: a Dupla Habilitação Licenciatura e Bacharelado Biológico e a Dupla Habilitação Licenciatura e Bacharelado Biomédico.