A Universidade do Estado do Rio de Janeiro oferece auxílio financeiro aos estudantes engajados em projetos de pesquisa, sob a orientação de um docente, para que possam participar de congressos em território nacional. O auxílio financeiro diz respeito ao valor da passagem rodoviária ida e volta e ao custeio (alimentação), cujos valores são determinados pelo Departamento Financeiro, consoante as leis do estado.
Para solicitar o auxílio é necessário preencher o Formulário Apoio Financeiro ao Estudante e anexar uma série de documentos, listados em Apoio Financeiro. No retorno do evento, o estudante beneficiado apresenta um relatório de viagem, incluindo seu certificado de participação e/ou apresentação de trabalho e os canhotos das passagens.