Tipos de Bolsas

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro oferece vários tipos de bolsas a seus estudantes. Além das bolsas oferecidas pela Universidade, existem diversas possibilidades de bolsas obtidas diretamente pelos docentes envolvidos com projetos de pesquisa, através de várias agências de fomento e outras instituições públicas ou privadas. Cada tipo de bolsa possui suas próprias exigências curriculares. Através da página do IBRAG e dos Departamentos, os alunos podem tomar conhecimento dos diversos projetos em desenvolvimento. Para os ingressantes por reserva de vaga, no primeiro ano, a universidade oferece dois tipos de bolsas: Jovens Talentos II (via FAPERJ) ou a PROINICIAR (via UERJ). No segundo ano, existe a possibilidade de receber a bolsa de Incentivo a Graduação.

Bolsa de Iniciação Acadêmica:
Gerenciada pela Universidade, seus aspectos administrativos e acadêmicos. através do Programa de Iniciação Acadêmica (PROINICIAR) da SR-1, com vistas a oferecer suporte ao estudante oriundo do sistema de reserva de vagas. Tem como objetivo apoiar o estudante da UERJ em seu primeiro ano no Curso, de modo a auxiliar sua permanência na Universidade.
Legislação pertinente: Deliberação 043/2004. Lei 5074.

Bolsa Jovens Talentos II (FAPERJ):
Gerenciada pela UERJ, através do Programa de Iniciação Acadêmica (PROINICIAR) da SR-1, mas obedecendo aos critérios da Faperj (Fundação de Apoio à Pesquisa Carlos Chagas Filho). Nessa modalidade de bolsa o aluno fica associado a um projeto de pesquisa de um Professor Doutor da nossa Instituição, devidamente cadastrado na FAPERJ.
Legislação pertinente: Deliberação 043/2004. Lei 5074.

Bolsa de Incentivo à Graduação:
Para alunos que ingressaram por reserva de vagas, no sentido de promover maior interação acadêmica e incentivar a permanência de alunos do terceiro período em diante na Universidade. Disponibilizadas pelo Programa de Iniciação Acadêmica (PROINICIAR) do Departamento de Projetos Especiais e Inovação da SR-1, junto com a Faperj. Mais informações, acesse http://www.sr1.uerj.br/
Obs: os alunos ingressantes por reserva de vagas também podem concorrer às demais modalidades de bolsa.

Estágio Interno Complementar (EIC) modalidade de bolsa gerenciada pela Sub-reitoria de Graduação (SR-1).
Compreende as atividades técnico-profissionais realizadas pelo estudante com base em projeto/plano de trabalho específico relacionado à sua área de formação, onde o bolsista realiza práticas supervisionadas visando a complementação acadêmica. Os projetos serão desenvolvidos durante o período letivo, exceto aqueles que justificarem o início em outro período.
Legislação pertinente: Ato Executivo 027/Reitoria/99 e Ordem de Serviço 05/SR-1/04.
Programa de Estágio Interno Complementar

Iniciação à Docência (ID) modalidade de bolsa gerenciada pela Sub-reitoria de Graduação (SR-1).
Compreende o conjunto de atividades ligadas a projetos que estimulem o desenvolvimento e a utilização de metodologias inovadoras que venham a contribuir na qualidade da educação básica e do ensino médio. É voltado, portanto, para alunos de graduação das áreas de Licenciatura. Os projetos serão desenvolvidos durante o período letivo, exceto aqueles que justificarem o início em outro período.
Legislação pertinente: Ato Executivo 027/Reitoria/99 e Ordem de Serviço 04/SR-1/04

Monitoria (MON) modalidade de bolsa gerenciada pela Sub-reitoria de Graduação (SR-1).
Compreende a participação de alunos de graduação em atividades de ensino e pesquisa, supervisionadas por um professor orientador, tendo em vista o desenvolvimento de potencialidades para a docência universitária e a investigação científica. O aluno é selecionado mediante concurso nas unidades, nos prazos previstos no calendário escolar. A monitoria será desenvolvida durante o período letivo.
Legislação pertinente: Deliberação CSEP 047/95 e Ordem de Serviço 03/SR-1/04

Estágios Externos:
A Uerj tem convênios de estágio remunerado com cerca de 900 empresas em quase todas as áreas do conhecimento. Qualquer empresa pode solicitar um convênio com a Uerj para treinamento de estagiários. O valor da bolsa de estágio é definido em cada convênio. Podem candidatar-se a esses estágios apenas os alunos da própria Universidade regularmente matriculados e freqüentando efetivamente seus cursos. Para maiores informações dirija-se ao Cetreina.

Iniciação Científica (IC):
Modalidade de bolsa gerenciada pela Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (SR-2), através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).  O Programa tem como objetivo estimular a participação de alunos de graduação nas atividades de pesquisa, contribuindo para sua formação acadêmica e profissional. As bolsas dessa modalidade são concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC-CNPq), com o repasse de quota de bolsas, anualmente, às instituições de ensino e através de dotação orçamentária da própria UERJ (PIBIC-UERJ).
Legislação pertinente: Resolução Normativa 025/2005 (revoga RN-015/2004) e Ordem de Serviço Os-01/Sr-2/2007

Extensão (EXT):
Modalidade de bolsa gerenciada pela Sub-Reitoria de Extensão e Cultura (SR-3), através dos diversos projetos cadastrados pelas Unidades Acadêmicas e Administrativas.