As disciplinas de graduação na UERJ seguem a seguinte nomenclatura:

Disciplinas obrigatórias:
Literalmente, são as disciplinas obrigatórias, assim estabelecidas pelo Colegiado do Curso, tendo em vista seu projeto político-pedagógico, em consonância com as diretrizes nacionais do Ministério da Educação.

Disciplinas eletivas definidas:
São disciplinas eletivas acessíveis a todos os alunos do Curso, independentemente de sua ramificação ou habilitação. O estudante escolhe as que mais se aproximam de sua área de interesse, dentre um elenco de disciplinas.

Disciplinas eletivas restritas:
São disciplinas eletivas acessíveis apenas para uma determinada ramificação ou habilitação, que vão definir o perfil profissional escolhido. O estudante escolhe as que mais se aproximam de sua área de interesse, dentre um elenco de disciplinas.

Disciplinas universais:
São disciplinas eletivas acessíveis a qualquer estudante, de qualquer curso, atuando como um enriquecimento curricular.

Uma mesma disciplina pode ser obrigatória para uma ramificação e eletiva definida ou restrita para outra. No momento de elaborar sua grade curricular, o estudante deve ter plena consciência do que almeja como perfil profissional, estruturando seu currículo de forma coerente.
Exemplificando: para a ramificação Licenciatura, a disciplina Fisiologia Vegetal é obrigatória. Todavia, um graduando realizando a ramificação Bacharelado Biomédico na área de Farmacologia de Produtos Naturais poderá fazer essa disciplina como eletiva restrita, complementando sua formação.