Guia de Campo do Parque Nacional da Tijuca 

 

         Este guia pretende auxiliar o professor da Educação Básica na utilização do Parque Nacional da Tijuca como local para o desenvolvimento de aulas não formais, a partir de um roteiro que destaca os principais pontos a serem observados e abordados. A proposta foi elaborada de acordo com a faixa etária dos alunos e respeitando os conteúdos curriculares das disciplinas Ciências/Biologia, Geografia, História e Artes.

 

         O Parque Nacional da Tijuca foi escolhido por conta de sua relevância histórica e ambiental para a cidade do Rio de Janeiro e pelas características que facilitam a visitação, como a infraestrutura para a recepção de alunos no Centro de Visitantes e a presença de trilhas didáticas.

         Pretendemos possibilitar que o professor tenha um suporte fora da sala de aula, facilitando uma abordagem diferenciada e enriquecendo o aprendizado de seus alunos. Espera-se que a possibilidade de realização de uma aula não formal no Parque Nacional da Tijuca, com caráter multidisciplinar, contribua para a formação dos alunos, incentivando-os a serem cidadãos com senso crítico do ponto de vista socioambiental, questionadores e conscientes de seu papel na sociedade.

Clique aqui para o download do livro completo

 

 

Andréa Espinola de Siqueira

Organizadora

 

Sobre os autores

 


Alexandre Justino Soares

Licenciado em Educação Artística pela Escola de Belas Artes (UFRJ) e Bacharel em Composição Paisagística (UFRJ). Possui Pós-graduação em Educação Ambiental pela UNICID e curso sobre Museografia do Ministério da Cultura (IBPH, MNBA). Desde 2002 trabalha no Centro de Visitantes 
do Parque Nacional da Tijuca (ICMBio). Atua também como professor de Artes na rede municipal de ensino de Nova Friburgo.

Alfeu Olival Barreto Junior

Graduado em Geografia pela PUC (RJ) e Mestre em Ciências Humanas e Educação pela UNIGRANRIO. Atua como professor de Geografia da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e do Colégio Militar do Rio de Janeiro. É doutorando em Educação pela UNINORTE (Assunção – Paraguai).

 

Ana Maria Donato

Graduada em Biologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atuou como professora de Biologia na rede oficial de ensino (RJ). Obteve o Mestrado na UFRJ e o Doutorado em Ciências, na USP. Atualmente, ministra disciplinas relacionadas à Morfologia e Anatomia Vegetal, na UERJ. É entusiasta de estudos com plantas medicinais e de alternativas didáticas que visem o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem.

 

Ana Roberta Tartaglia

Graduada pela Escola de Belas Artes (UFRJ) com Especialização em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (Museu de Astronomia e Ciências Afins). Atuou como bolsista da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Setor de Preservação, onde realizou pesquisas sobre a encadernação e as obras raras do acervo bibliográfico. Atualmente coordena as atividades de preservação na reserva técnica do Museu das Telecomunicações, no Instituto Cultural Oi Futuro.

 

Andréa Espinola de Siqueira

Bióloga, formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com Mestrado em Biociências (UERJ) e Doutorado em Ciências (UERJ). Trabalhou por 16 anos como professora de Ciências na rede municipal de ensino (RJ). Atualmente é professora do Instituto de Biologia da UERJ, onde realiza pesquisas nas áreas de Ensino de Ciências, Produção de Materiais Didáticos e Espaços não formais de Ensino. Coordenou a pesquisa para a produção deste livro, após utilizar a Floresta da Tijuca como “sala de aula” durante anos, na Educação Básica e no Ensino Superior.

 

Danielle Bento de Souza Barros

Graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela UERJ. Realizou, sob a orientação da professora Andréa Espinola de Siqueira, seu trabalho de conclusão de curso, dentro do Parque Nacional da Tijuca, tornando-o o embrião para a realização deste livro. Praticante do Escotismo, acredita na eficácia dos ambientes naturais como locais para a aprendizagem.

 

Danielle Cristina Duque Estrada Borim

Bióloga, formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atuou na área de divulgação científica em espaços não formais de ensino no Museu Espaço Ciência Viva. Tem experiência na área de Biologia Geral, Divulgação Cientifica, Ensino de Ciências e Educação Ambiental. Mestranda no Programa de Pós-graduação Ciência Tecnologia e Educação do CEFET/RJ. Atua como professora do Ensino Fundamental da Prefeitura do Município de Itaguaí (RJ).

 

Lucio Meirelles Palma

Formado em Administração de Empresas, com especialização em Educação Ambiental. Apaixonado pela natureza, iniciou seu trabalho no Parque Nacional da Tijuca como Brigadista de Incêndios Florestais, formando a equipe que hoje atua na Monitoria Ambiental, sob a sua coordenação, realizando inúmeras ações de manejo. Realiza-se participando intensamente da vida no Parque e liderando voluntários que atuam na preservação deste importante patrimônio.

 

Márcia Nunes Rodrigues Meninato

Professora, pedagoga e formada em Letras/Literatura, pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como professora de 1º segmento por 14 anos, na rede particular de Minas Gerais, Maranhão, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro e na rede municipal de ensino. Há nove anos está na direção do CIEP Presidente Agostinho Neto (RJ). Teve a oportunidade de proporcionar e acompanhar os alunos em diversas aulas passeio na Floresta da Tijuca, a partir das quais desenvolveu atividades tanto de alfabetização como de observação científica.

 

Marcia Vera Ancora da Luz

Bacharel e Licenciada em História, formada no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e na Faculdade de Educação da UFRJ. É professora da rede estadual de ensino (RJ), com Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Turismo, tendo a história da cidade do Rio de Janeiro como seu preferencial foco de pesquisa.

 

Marlon Almeida dos Santos

Graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado/Licenciatura) e Mestre em Ecologia e Evolução pela UERJ. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução (UERJ). Possui experiência na área de Ecologia, com ênfase em Herpetofauna, Espécies exóticas, Monitoramento e Resgate de Fauna e Conservação.

 

Marly Cruz Veiga da Silva

Especialista em Ensino de Ciências e Biologia, é professora emérita do Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (UERJ). Desde 1975 vem formando e atualizando professores dentro de uma abordagem metodológica teórico-experimental. Faz visitas regularmente à Floresta da Tijuca aproveitando as observações da flora e da fauna como ponto de partida para discussões sobre adaptações evolutivas dos seres vivos e sobre Educação Ambiental.

 

Thiago Rocha Haussig

Graduando em Geografia e Meio Ambiente pela PUC (RJ), guia de turismo e montanhista desde os 17 anos de idade, trabalhou no Parque Nacional da Tijuca durante mais de sete anos realizando levantamentos de campo e realizando pesquisas no setor de geoprocessamento do parque. Atualmente dedica seus dias livres ao projeto pessoal de conhecer diversas Unidades de Conservação espalhadas pelo mundo afora, além de prestar consultoria para órgãos ambientais.