A peça “Procura-se uma Estrela” apresentada em 05/02/13 aos alunos do IBRAG, tratou do tema transplante e doação de medula óssea. A peça fala de dois palhaços que encontram uma moça muito mal humorada numa praça e a convidam para conhecer um hospital com pacientes de leucemia. Com o uso de fantoches, piadas e brincadeiras interativas, os atores contam a história emocionante de um paciente, o Alexandre, que luta contra a doença. Os mitos, procedimentos e a dificuldade de se encontrar um doador compatível foram questões levantadas durante a peça. Qualquer pessoa acima de 18 anos pode ser voluntária, não há limitações para doenças pré-existentes, como hepatite. A doação pode ser feita várias vezes e o seu cadastro fica num banco de dados que é único para todo o mundo.

As chances para compatibilidade entre membros de uma mesma família variam de 25 a 30%, no entanto quando não há parentesco as chances diminuem muito (uma para cem mil ou mais). Assim, após cerca de 50 minutos de entretenimento, música e emoção, o espetáculo termina com a personagem da moça e o público, alegres e sensibilizados e, com certeza, ávidos a se tornarem um doador de medula (uma Estrela na vida de alguém). O cadastro pode ser feito no Instituto Nacional do Câncer (INCA) ou no Hemorio.

Em nome da Coordenação de Graduação do IBRAG e dos alunos que prestigiaram o evento, agradecemos a toda equipe da peça, a oportunidade de assistir a um espetáculo de tamanha qualidade e relevância. A iniciativa, dedicação e seriedade com que a equipe vem desenvolvendo o trabalho justifica o sucesso da campanha que faz a região sul ocupar o primeiro lugar do Brasil em cadastro de voluntários.

Confira mais fotos da peça.