Uma ação inédita no IBRAG idealizada pela vice-diretora, Prof.a Leila Lopes Bezerra,  e coordenada pelo Diretor, Prof. Israel Felzenszwalb com o auxílio da Coord. de Pesquisa do IBRAG, Profa. Marsen Garcia Coelho, que contou com o apoio e adesão de colegas do DBq (Profa. Vera Bastos e Profa. Jacyara Brito Macedo), do DBV (Prof. Roberto Esteves e Marcelo Manzi Marinho), do DZ (Prof.a Sônia Barbosa, Profa. Lena Geise, Prof. Oscar Barbosa), do DBCel (Profa. Conceição Sampaio e Profa.Carla Verônica Penha) e  DHE (Profa. Laís de Carvalho) deu origem a ao projeto “IMPLANTAÇÃO DE NOVOS LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS NO IBRAG/UERJ”, submetido Edital Faperj Apoio às Universidades Estaduais do Rio de Janeiro, E13 – Apoio à UERJ, UENF e UEZO – 2010, modalidade:  auxílio a pesquisa básica e contemplado com o valor total de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais).

Fotos dos laboratórios no final da matéria

Com esta ação conjunta, está sendo possível recuperar e equipar minimamente Laboratórios de Prática multiusuário, salas 222, 226 e 227 do PHLC, que irão permitir a recuperação de parte da infraestrutura necessária para ministrarmos disciplinas de Graduação e Pós-graduação com conteúdo teórico-prático nas áreas de Zoologia, Botânica, Bioquímica, Biofísica e Biologia Celular. Estas salas de prática multiusuário poderão ainda atender disciplinas de outras áreas, necessitando apenas de complementação de equipamentos.
      Uma reivindicação antiga dos alunos: há vários anos as disciplinas com conteúdo prático, imprescindível na formação de profissionais das Ciências Biológicas e suas áreas afins, estava seriamente prejudicada pela inexistência deste tipo de espaço ou pela desgatada infraestrutura. Com este projeto se instala um novo momento, não só colaborando na recuperação da estrutura de ensino e pesquisa da Unidade, que passa a contar com espaços adequados, inclusive para permitir a oferta das novas disciplinas teórico-práticas da nova versão curricular do Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas.
          O IBRAG não só está no nosso DNA, como mostra que a união faz a força e nos permite superar dificuldades na recuperação de uma infraestrutura de ensino e pesquisa minimamente adequada. À Faperj tem sido fundamental neste parceria, com sua avaliação de mérito e sensibilidade no apoio às entidades estaduais de ensino.

Clique nos ÁLBUM abaixo e veja as fotos dos laboratórios