A APECS (Associação de Pesquisadores Polares em Início de Carreira) é uma associação internacional que tem participado ativamente da formação de jovens pesquisadores polares de maneira a integrar os mesmos e proporcionar a troca de conhecimentos entre jovens pesquisadores e pesquisadores mais experientes. Aqui no Brasil a APECS Brasil vem atuando desde 2006 e tem aumentado sua representatividade internacional. Nos dias 14 e 15 de outubro a Capela Ecumênica da UERJ foi o local escolhido para a realização do “1º Workshop da Associação de Pesquisadores Polares em Início de Carreira (APECS Brasil): Perspectivas e Oportunidades”. O evento foi coordenado pelos professores Antonio Carlos de Freitas (UERJ) e João Paulo M. Torres (UFRJ), bem como pelos membros do Conselho APECS Brasil: Alexandre S. Alencar (UERJ), Erli S. Costa (UFRJ), Elaine A. Santos (UERJ), Juliana Costi (UFRGS), Juliana A.I. do Sul (UFP), Mirriam H. Almeida (IPY), Rodrigo Kerr (FURG), Taína M. Luccas, Thièrs Wilberger (UNISINOS) e Juliana Sul (UFPe).

Durante o workshop, que reuniu representantes das mais diversas áreas da pesquisa polar brasileira, foram discutidas questões relacionadas às atividades científicas e de ensino desenvolvidas no contexto do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Neste contexto, pesquisadores com vários anos de pesquisa Antártica se juntaram a pesquisadores em início de carreira e compartilharam suas experiências com os cerca de 140 participantes do evento.

A platéia, formada principalmente por estudantes universitários de graduação e pós-graduação, contou também com a participação de alunos do ensino médio. O incentivo a participação de alunos do ensino médio foi dado através da isenção da taxa de inscrição, possibilitando assim que um expressivo número de alunos participasse do evento, como foi o caso dos 23 alunos de uma turma do Colégio Estadual Cardeal Arcoverde.

O evento contou com o apoio de órgãos de fomento nacional (CAPES e CNPq) internacional (SCAR), instituições públicas (Banco do Brasil, PROANTAR, SeCIRM, MMA, MCT, CF-Bio, CRBio-02, PPG-Eco/UFRJ) e privadas (Ed. Rocco, Revista Ciência Hoje). Dentro da UERJ, o evento contou com o apoio do IBRAG, do Programa de Pós-Graduação em Biociências e da SR3.

As atividades abertas ao público foram divididas em dois dias. O primeiro dia de evento foi dedicado às atividades relacionadas às Ciências da Terra (Oceanografia, Mudanças climáticas, Geologia, Geoquímica, Paleontologia, Sensoriamento remoto entre outros) e o segundo dia às Ciências da Vida (Biologia e Ecologia dos sistemas terrestres e marinhos da Antártica) e a questões relacionadas à educação, participação e comunicação no contexto da pesquisa polar. Durante o evento, além das palestras realizadas por cientistas e educadores de diferentes instituições nacionais, foram expostos 25 pôsteres com trabalhos relacionados aos temas do workshop. Estes foram avaliados e os melhores pôsteres receberam a “Menção Honrosa Prof. Rocha-Campos”, em homenagem a um dos principais pesquisadores da ciência Antártica nacional.

Associado ao evento foi organizado o Concurso de Fotografia intitulado: “Olhares sobre um continente gelado”, com o objetivo de divulgar as atividades de pesquisa e a paisagem Antártica. A escolha das melhores fotografias foi realizada por participantes do evento e também por uma comissão avaliadora, sendo instituída a “Menção Honrosa Fotógrafo Armando Hadano” para os primeiros colocados do concurso.