Nos últimos dias tivemos notícias importantes com a marca do IBRAG que mostram a força e capacidade de realização de nossa unidade acadêmica. É com este espírito que queremos encerrar este ano, que nos trouxe tantos momentos de incertezas e lutas, os quais certamente serão superados. Que possamos encontrar renovadas forças e motivação nas realizações de nossa unidade, para que tenhamos a certeza de que nada foi em vão e que dias melhores virão!

A todos, desejamos Boas Festas e um 2018 de muitas realizações e paz!

https://garatujadeideias.wordpress.com/tag/arvore-de-natal/


EX-ALUNO EAD IBRAG-UERJ GANHA PRÊMIO SHELL DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

No dia 12 de dezembro, o professor friburguense Edevaldo da Silva Oliveira foi o grande ganhador da categoria ensino fundamental do Prêmio Shell de Educação Científica 2017, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Com o projeto “Os da Silva e os da Selva: o ensino de Ecologia e a preservação da Mata Atlântica”, baseado em sua Monografia de Licenciatura defendida em 2012, Edvaldo participou do concurso voltado a professores de matemática e ciências de escolas municipais e estaduais de todo o estado,  onde foram realizadas 306 inscrições.  O projeto propõe a identificação da fauna para alunos de uma escola pública de Bom Jardim e a premiação viabilizou a aquisição de um kit de robótica, um notebook e um projetor multimídia para a escola.

Foto e mais informações: https://avozdaserra.com.br/noticias/professor-friburguense-ganha-premio-shell-de-educacao-cientifica-2017


IBRAG É CONTEMPLADO NA PREMIAÇÃO DA 26ª EDIÇÃO SEMIC

Profa. Monica Heilbron, a homenageada nesta edição, ladeada pela aluna Marianne Bello, 1º. lugar na área “Ciências da Vida” e pela Profa. Lena Geise (DZ/IBRAG) .

No dia 13 de dezembro ocorreu a cerimônia de mais um prêmio de Iniciação Científica, que nesta edição foi nomeado “Prêmio de Iniciação à Ciência Monica Heilbron”. Vários alunos do IBRAG foram contemplados com menções honrosas e o primeiro e segundo lugares da área de Ciências da Vida também foram concedidos a duas alunas do IBRAG, Marianne Bello e Rafaela Caruso, orientadas, respectivamente, pelas Professoras Lena Geise (Departamento de Zoologia) e Georgia Pacheco (Núcleo de Biotecnologia Vegetal).

Mais informações em http://www.uerj.br/lendo_noticia.php?id=1295

Fotos: Lena Geise e Norma Albarello


ECOMUSEU COMPLETA 10 ANOS

 

Fotos: Nádia Matias

Ao centro, Profa. Cátia H. Callado (DBV/IBRAG), coordenadora do Parque Botânico, com o Prof. Gelsom Rozentino (ao fundo), Coordenador Geral do Ecomuseu e alguns dos participantes, incluindo os professores do IBRAG Alexandre Pedrini, Sonia Barbosa, coordenadora científica do CEADS e Marilene Cadei.

Também no dia 13 de dezembro, o Ecomuseu Ilha Grande comemorou 10 Anos de sua criação.

O Ecomuseu Ilha Grande é uma unidade do Departamento Cultural da Sub-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, voltado às atividades de preservação, investigação e divulgação do meio ambiente, da história, do desenvolvimento comunitário e da vida sociocultural da ilha. O Ecomuseu é composto por quatro núcleos: Museu do Cárcere, Museu do Meio Ambiente, Parque Botânico e Centro Multimídia. O Parque Botânico é coordenado pela Professora Cátia H. Callado, docente do Departamento de Biologia Vegetal do IBRAG.

A missão do Ecomuseu Ilha Grande é incorporar a comunidade como sujeito do processo de conservação e desenvolvimento sustentável do território da Ilha Grande, por meio da preservação, pesquisa, valorização e difusão da história, memória, cultura e identidade, que constituem expressivo patrimônio natural, material e imaterial.

Assim, na interação e integração de saberes, sujeitos e interesses, investe-se no poder transformador do conhecimento e das suas próprias formas de produção, possibilitando a realização de uma “ecologia de saberes”. Parabéns ao ECOMIG!

 

Profa. Cátia H. Callado profere palestra no evento.

Visão parcial do público no evento comemorativo dos 10 anos do Ecomuseu de Ilha Grande.


Docentes do IBRAG organizam o I Encontro de Plantas Medicinais da UERJ

Na abertura do evento estiveram presentes o Prof. Ruy Garcia Marques, Reitor da UERJ; o Prof. Egberto Gaspar de Moura, Subreitor (SR2); a Profa. Cátia Quintão, representando a Direção do Centro Biomédico; o Prof. Jorge Carvalho, Diretor do IBRAG e a Profa. Norma Albarello, Vice-diretora do IBRAG e coordenadora geral do evento. Também estiveram presentes na homenagem ao Prof. Roberto, sua neta, Paula Soares de Moura Rezende e sua filha, a Profa. Anna Tereza Miranda Soares de Moura, Vice-diretora da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ.

Mesa de abertura do I Encontro de Plantas Medicinais da UERJ.

Profa. Norma Albarello entrega a placa de homenagem ao Prof. Roberto Soares de Moura.

No dia 14 de dezembro foi o realizado o “I Encontro de Plantas Medicinais da UERJ“, organizado pelo Núcleo de Biotecnologia Vegetal  (NBV/BRAG), tendo como participantes pesquisadores da Fiocruz, UFF, INPI e da Universidad de  La Frontera (UFRO - Chile). Na abertura do evento, foi feita uma homenagem ao Dr. Roberto Soares de Moura, Professor Titular que integrou o quadro docente do Departamento de Farmacologia e Psicobiologia (DFP/IBRAG).  O Prof. Egberto Gaspar de Moura, Subreitor de Pós-graduação e Pesquisa e docente do IBRAG, fez uma bela apresentação sobre a trajetória científica e principais contribuições do Prof. Roberto Moura. O evento contou com a participação de vários alunos de graduação e de pós-graduação, especialmente do Programa de  Pós-graduação em Biologia Vegetal (PGBV/IBRAG).

Fotos: Nádia Mathias

 

Prof. Roberto discursa para os participantes do evento.

Apresentação feita pelo Prof. Egberto Gaspar de Moura na homenagem.

 

Autoridades da UERJ e familiares presentes à homenagem.

Representantes da UERJ com os pesquisadores da UFRO, Dr. Enrique Montiel e Dr. Marco Paredes Honorato, que proferiu a palestra “Cooperação UERJ-UFRO para o desenvolvimento da pesquisa com plantas medicinais”.


Fotos: Tatiana Castro

Mesa “Abordagens biotecnológicas no estudo do metabolismo secundário vegetal” - Professores Norma Albarello (UERJ), Celso Luiz Salgueiro Lage (INPI) e Davyson de Lima Moreira (Fiocruz).

Mesa “Bioprospecção e farmacologia de plantas medicinais”  - Professores Lídia M. F. Amorim (UFF), Enrique Erasmo Montiel Eulefi (UFRO) e Marsen Garcia Pinto Coelho (UERJ).

 

 

Alunos de graduação e de pós-graduação do IBRAG exibem os materiais, livros e plantas cultivadas in vitro,  ganhos no sorteio do encerramento do evento.

Integrantes do Núcleo de Biotecnologia Vegetal, grupo de pesquisa que organizou o “I Encontro de Plantas Medicinais da UERJ”.