Na manhã do dia 3 de março ocorreu no Teatro Odylo Costa Filho, Campus Maracanã, a cerimônia de posse dos novos diretores de faculdades e institutos da UERJ. A Profa. Norma Albarello, que atuou como Vice-diretora do IBRAG por duas gestões consecutivas, de  2012 a 2019, é a nova Diretora da Unidade.
A mesa solene foi integrada pelo Reitor da UERJ, Prof. Ricardo Lodi; a deputada estadual Enfermeira Rejane; o Vice-reitor, Prof. Mario Sérgio Alves Carneiro; o Pró-reitor de Graduação, Prof. Lincoln Tavares; a Pró-reitora de Extensão e Cultura, Profa. Cláudia Gonçalves;  o Prof. Alex Manhães, Diretor do Depesq, representando o Pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Prof. Luís Antônio da Mota; o Diretor do Centro Biomédico e ex-diretor do IBRAG, Prof. Jorge José de Carvalho; a Diretora do Centro de Ciências Sociais, Profa. Dirce Eleonora Nigro Solis; o Diretor do Centro de Educação e Humanidades, Prof. Bruno Deusdará; a Diretora do Centro de Tecnologia e Ciências, Profa. Nádia Pimenta Lima; a Presidente da Associação de Docentes da UERJ (Asduerj), Profa. Cleier Marconsin; a Coordenadora-geral do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais do Rio de Janeiro (Sintuperj), Regina Souza; o coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Paulo Victor de Almeida Coelho e o presidente da Associação dos Pós-graduandos (APG), Rodrigo Torres do Nascimento. O Prof. Marcos Bastos, da Faculdade de Oceanografia, fez o discurso em nome dos demais diretores.

Acima, a Profa. Norma Albarello; o Reitor, Prof. Ricardo Lodi e o Prof. Marcos Bastos, Diretor da Faculdade de Oceanografia. Abaixo, Profa. Norma com o Reitor, após a assinatura do termo de posse; com o Vice-reitor, Prof. Mario Carneiro e ladeada pelo Prof. Jorge Carvalho, Diretor do Centro Biomédico e pelo Prof. Alex Manhães, Diretor do Depesq.

Após a assinatura dos termos de posse, os novos diretores cumprimentam os membros da mesa solene. No detalhe, a Profa. Norma Albarello abraça o Prof. Jorge Carvalho, com quem dividiu a direção do IBRAG por duas gestões seguidas.

A Profa. Norma recebeu os cumprimentos de alunos, técnicos e docentes do IBRAG e de outras unidades, como a Profa. Norma Valéria Dantas, da Faculdade de Enfermagem, diretora da unidade no último quadriênio (na foto, com o Prof. Egberto Moura, DCF/IBRAG).  Entre os presentes, integrantes do grupo de pesquisa da Profa. Norma e seu filho Théo, aluno do CAp-UERJ.

A transmissão de cargo no IBRAG ocorreu à tarde, no Pavilhão Américo Piquet Carneiro, onde localiza-se a direção do Instituto, contando com a presença de servidores técnicos e docentes. O Prof. Jorge Carvalho, que desde janeiro está na Direção do Centro Biomédico, oficializou a transferência do cargo e passou a palavra à Profa. Norma.

Em seu discurso, a Profa. Norma mencionou sua trajetória na UERJ desde aluna de graduação e agradeceu aos que colaboraram nos anos difíceis e recentes que atingiram a Universidade, especialmente ao Prof. Jorge, pelos oito anos juntos à frente da direção do IBRAG e à Profa. Alessandra Thole, por aceitar o convite de ser a nova Vice-diretora. Destacou ainda a atuação de um botânico (que também tinha formação em medicina e farmácia), como primeiro diretor do Instituto de Biologia da UERJ, o Prof. Luiz Emygdio de Mello Filho, seu professor durante o mestrado no Museu Nacional/UFRJ. Após, os presentes à transmissão de cargo tiveram momento de comemoração.

Outras informações sobre a posse dos novos diretores da UERJ em: https://www.uerj.br/noticia/novos-diretores-de-unidades-academicas-tomam-posse/

Parte dos servidores técnicos e docentes presentes à transmissão de cargo que ocorreu na parte da tarde do dia 3 de março.