No dia 16 de junho foi realizado no auditório do Instituto de Química o “Seminário de celebração dos 15 anos do DGen 2008-2023” . O evento teve início com uma palestra sobre a história de criação do departamento e as atividades de ensino, pesquisa e extensão, proferida pelos professores Gisele Lobo Hajdu e Marcelo Aguiar Costa Lima. Na sequência, foram apresentados os seguintes temas:

• "Genética e epigenética humana: linha de pesquisa em esclerose lateral amiotrófica (ELA) e o desenvolvimento de atividades interdisciplinares no projeto de extensão" - Adriana Helena de Oliveira Reis;
  • “Laboratório de Biologia Integrativa e Evolutiva: passado, presente e futuro” - Thiago Silva de Paula;
  • “Laboratório de Imunobiologia do Departamento de Genética: Ensino, Pesquisa e Extensão” - Daniel Augusto Gonçalves Tavares;
  • "Laboratório de Capacitação docente em práticas de genética - Projeto de extensão LPGEN, 2017-2023" - Jaqueline Gusmão da Silva;
  • "Desbravando a complexidade de doenças raras a comuns: uma odisseia genética de desafios e conquistas" - Cíntia Barros Santos Rebouças;
  • “Biodiversidade marinha e biomonitores de poluição: uma abordagem de Saúde Única” - Gisele Lobo Hajdu;
  • “Laboratório de Genética Molecular Humana (LGMH), 15 anos também!” - Marcelo Aguiar Costa Lima;
  • "Criação/Elaboração de um Banco de Gerenciamento de Laboratórios de Pesquisa" - Ângela Vargas Borges Duarte;
  • “Atividades práticas como ferramenta facilitadora do processo ensino-aprendizado na Educação Fundamental” - Denise Borges dos Santos Dias;

Após as palestras, foram feitas as seguintes homenagens:
  •  Prof. Carlinhos (Antonio Carlos da Silva homenagem póstuma) - com  placa enviada pela chefia à família.
  •  Prof. Ivar Pinheiro Aranha - placa de homenagem entregue pelo Prof. Thiago Silva de Paula.
  •  Secretário Victor Paulo Ribeiro Alves -  placa de homenagem entregue pelo Prof. Marcelo Aguiar Costa Lima.
  •  Profa. Claudia Vitória de Moura Gallo (aposentada) - placa de homenagem entregue pelo Prof. Gilson Costa dos Santos Junior.
  •  Profa. Márcia Mattos Gonçalves Pimentel (aposentada, não pôde comparecer) - placa enviada pela chefia.
  •  Prof. Marcelo Aguiar Costa  Lima - placa de homenagem entregue pela Profa. Gisele Lobo Hajdu.

O evento foi encerrado com um buffet de confraternização oferecido na sala de seminários do DGen, que contou com a participação dos servidores e alunos do Departamento de Genética.

Comissão Organizadora: Gisele Lobo Hajdu, Haydée Andrade Cunha, Gilson Costa dos Santos Junior, Jussara Mendonça, Valéria Aguiar, Marcia Giesta, Andressa Pereira Gonçalves, Marcelo Aguiar Costa Lima e Chefia do DGen (Daniel Augusto Tavares e Thiago Silva de Paula).

Evento comemorativo dos quinze anos de existência do Departamento de Genética. Visão parcial do público presente

Corpo docente do Dgen
Da esquerda para a direita: Adriana Helena, Gisele Hajdu, Daniel Tavares, Cíntia Barros, Thiago de Paula, Haydée Cunha, Marcelo Lima, Anderson Vasconcellos, Gilson Santos e Jaqueline Gusmão.

Entrega das homenagens aos professores Ivar Pinheiro Aranha, Claudia Vitória de Moura Gallo e ao Funcionário Victor Paulo Ribeiro Alves.

À esquerda, as professoras Norma Albarello e Alessandra Thole, da Direção do IBRAG, com os professores Marcelo Lima e Gisele Hajdu. Ao centro, Profa. Norma com o Prof. Ivar, que foi seu professor durante a graduação. À direita, Prof. Marcelo recebe sua homenagem da Profa. Gisele Hajdu.

Momentos de confraternização entre alunos, técnicos e docentes durante o coffeebreak e o buffet.