O Programa de Pós-Graduação em Biociências destina-se à formação de pessoal altamente qualificado para as atividades de pesquisa e para o exercício do magistério superior, atuando nas seguintes áreas do conhecimento: Biofísica, Bioquímica, Biologia Celular, Farmacologia, Física Médica, Fisiologia, Imunologia, Parasitologia, Toxicologia e Zoologia. Atualmente possui conceito 06 atribuído na avaliação da CAPES referente ao triênio 2001-2003, estando entre os melhores programas do país na Área de Ciências Biológicas I e entre os três melhores cursos de pós-graduação da UERJ.

O curso, em nível de mestrado e doutorado, possui disciplinas que são oferecidas em sua maioria na UERJ, porém o desenvolvimento dos projetos de pesquisa se dá não somente no Rio de Janeiro, mas em vários locais do Brasil e do exterior através de colaborações com renomados pesquisadores brasileiros e representantes de grandes instituições estrangeiras.

Após 31 anos desde o início de suas atividades o PPGB proporcionou o surgimeto de outros cursos de pós-graduação na UERJ, a partir da consolidação de importantes grupos de pesquisa nas áreas de Morfologia (PG-BExH, 1993), Fisiopatologia Clínica e Experimental (PG-CLINEX, 1997) e Ecologia e Evolução (PG-ECO, 2006).

O PPGB  tem se destacado nas avaliações realizadas pelo comitê científico CB-I/CAPES pelo alto nível de seus docentes, e principalmente pela grande participação de alunos na produção científica qualificada, além de outros aspectos. Os alunos formados no PPGB atuam em diferentes instituições do país, em atividades de ensino e pesquisa, bem como na área de saúde ou em indústrias no setor público ou privado.

Conceito Capes: 6 (2001-2003)-Homologado pelo CNE (Portaria Nº 2.878, 24/08/2005)

Credenciamento CFE Mestrado nº.843/81 e Doutorado nº.287/90.

Para maiores informações visite nosso site: www.pgbiologia.uerj.br