A Liga Acadêmica de Educação Ambiental da UERJ - LEDUCA informa sobre a Greve Global pelo Clima
 
A greve global pelo clima é uma ação protagonizada principalmente pela juventude e organizada em termos mundiais. No Brasil, é organizada pelo grupo Fridays for future Brasil
 
Trata-se de apontar, mais uma vez, a urgência de ações pela imediata mudança no padrão de uso dos recursos naturais e energéticos que inviabilizam a vida no planeta para as gerações atuais e futuras.
 
Emergência climática significa injustiça socioambiental, uma vez que as consequências previstas não são distribuídas da mesma forma para a população mundial, mas já afeta principalmente os mais vulneráveis socialmente.
 
A juventude cobra ações dos governantes mundiais e formadores de opinião para viabilizar as reduções de emissões de carbono e gases GEEs. No Brasil, é urgente uma reorientação de medidas protetivas e políticas públicas para a recuperação de áreas afetadas pelo desmatamento, queimadas, povos originários e garimpo ilegal, como exemplo na Amazônia.
 
Temos grande responsabilidade mundial no cenário ambiental e essa importância estratégica deve ser acompanhada de ações concretas e mais ambiciosas, coerentes com discursos usados por ocupantes de espaços de gestão, de poder público, empresários e tomadores de decisão, para que demonstrem maior responsabilidade ambiental.
 
A LEDUCA (https://linktr.ee/LEducA) apoia este movimento e vem divulgando, semanalmente, algumas das questões graves que já mostram os efeitos negativos causados por mudanças climáticas em curso.
 
Entre 19 e 25 de setembro acontecerá a Semana pelo Clima e a 77ª Assembleia Geral da ONU em Nova York, oportunidades para renovar protestos e chamar atenção para a urgência deste problema.

Por ocasião do evento comemorativo dos 45 anos do IBRAG, este espaço foi criado para mostrar projetos e atividades das Ligas Acadêmicas que têm a participação  dos alunos do IBRAG, a saber: