No dia 18/12/2018 foram comemorados os 50 anos de criação do Instituto de Biologia e também 42 anos de consolidação do IBRAG como Unidade Acadêmica integrando as Áreas Biológica e Biomédica. O evento ocorreu na Capela Ecumênica da UERJ, Campus Maracanã. Compondo a mesa de abertura, participaram as seguintes autoridades da UERJ: o Magnífico Reitor, Prof. Ruy Garcia Marques; o Sub-reitor de Pós-graduação e Pesquisa e também docente do IBRAG, Prof. Egberto Gaspar de Moura; A Profa. Elisabeth França Ribeiro Costa, representando a Sub-Reitora de Graduação, Profa. Tânia Carvalho Netto; o Diretor do Centro Biomédico, Prof. Mário Sérgio Alves Carneiro e o Diretor do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, Prof. Jorge José de Carvalho. Como autoridades externas, a Vice-Presidente do Conselho Federal de Biologia, Dra. Fátima Cristina Inácio de Araújo e o Presidente do Conselho Regional de Biologia, Dr. Marcos Loureiro Madureira. No evento foram destacados dados históricos da criação da unidade, que resultou do desmembramento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, ocorrido em 12 de dezembro de 1968. A Faculdade continha o Departamento de História Natural, com as cátedras da chamada Área Biológica integrando o Curso de História Natural.  O Instituto de Biologia, na sua estrutura inicial, foi dirigido pelo Prof. Luiz Emygdio de Mello Filho, pesquisador da área de Botânica, de 1969 a 1971.  Em 20 de dezembro de 1976, o Curso de Ciências Biológicas, que pertencia à Faculdade de Ciências Médicas, foi transferido para o Instituto de Biologia, sob a Direção do Prof. Roberto Alcantara Gomes (que 20 anos mais tarde deu nome ao novo Instituto de Biologia) integrando as áreas Biológica e Biomédica. Após as falas iniciais da mesa solene, foram prestadas homenagens aos professores que atuaram nos cargos de Direção, na configuração do novo Instituto de Biologia: o Prof. Mauro Velho de Castro Faria e a Profa. Marly Cruz Veiga da Silva, homenageados pelos professores Jayme Bastos (Departamento de Bioquímica) e Andrea Espínola (Departamento de Ensino), respectivamente. Na sequência, foram homenageados os ex-diretores que ainda atuam no âmbito da Unidade e os servidores mais antigos do corpo técnico-administrativo. Na segunda parte do evento, foram realizadas duas mesas-redondas sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão na Unidade. Na primeira mesa, intitulada “Caminhos da graduação e da extensão: impactos no ensino”, participaram os professores Marcelo Lima, Celly Saba e Marcia Pimentel. Na segunda, “Pesquisa e Inovação: avanços e perspectivas”, os professores Egberto Gaspar de Moura (Sub-Reitor de Pós-graduação e Pesquisa) e Marinilza Bruno de Carvalho (Diretora do Departamento de Inovação -  InovUerj). O evento foi encerrado com um coquetel, no qual os vice-diretores foram homenageados com a entrega de orquídeas pela atual vice-diretora, Profa. Norma Albarello, incluindo o Prof. Adriano Caldeira-de Araujo (in memoriam). Estiveram presentes ao evento cerca de 150 participantes, entre os quais docentes e técnicos tanto do corpo efetivo quanto aposentados; alunos de graduação e de pós-graduação e representantes do Centro Acadêmico de Biologia.

Link para ver os slides que foram exibidos durante o evento.

Link para ver as fotos do evento.