No dia 29/11/2018 foi realizado o I Encontro do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal da UERJ – PGBV/IBRAG, quando foram comemorados os 10 anos de sua criação. No evento, foi também prestada uma homenagem ao Prof. Leonardo Alves Carneiro, por sua importância no desenvolvimento da área de Biologia Vegetal na UERJ e estímulo à criação do Programa. A coordenadora do PGBV, Profa. Graça Justo, iniciou o Encontro convidando o Prof. Egberto Gaspar de Moura (Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa – SR2) e o Prof. Jorge Carvalho (Diretor do IBRAG) para compor a mesa de abertura. Na primeira palestra da programação, a Profa. Elisabeth Mansur, primeira Coordenadora e atual Coordenadora Adjunta do Programa, falou da equipe que participou da criação do PGBV, das conquistas realizadas e dos desafios atuais. O Prof. Marcelo Manzi, coordenador do Programa entre os anos 2015-2018, também falou do crescimento do PGBV. Na mesa redonda sobre a área de concentração do Programa, “Conservação e Uso da Biodiversidade”, a Profa. Norma Albarello, o Prof. Davyson Moreira e o Prof. Sebastião Neto apresentaram seus trabalhos e colaborações relacionados às linhas de pesquisa do PGBV. Na parte da tarde, o Prof. Celso Lage, do INPI, apresentou a palestra “Patenteamento de plantas e produtos naturais no Brasil”, esclarecendo vários aspectos da legislação e importância das pesquisas nesse tema. Na sequencia da Programação, foi feita uma homenagem ao Prof. Leonardo Alves Carneiro, docente aposentado do IBRAG, pelas Profs. Elisabeth Mansur e Norma Albarello, com a entrega de uma placa de agradecimento e a informação de que o nome do professor passou a ser adotado pelo Núcleo de Biotecnologia Vegetal da UERJ. No encerramento do evento, houve sorteio de brindes aos alunos e apresentação de trabalhos científicos durante o coquetel.

Abertura do Evento

Apresentação do Histórico do Programa

Atividades na Parte da Manhã

Primeira parte do evento: Público participante, Coordenadores, Homenageados, Direção do IBRAG e Comissão do Programa (CPGPGBV – Profs. José Carlos Pelielo de Mattos, Elisabeth Mansur, Graça Justo e Davyson Moreira).

Segunda parte do evento: Palestra do Prof. Celso Lage e homenagem ao Prof. Leonardo Alves Carneiro.

Membros do Núcleo de Biotecnologia Vegetal Prof. Leonardo Alves Carneiro.

Sorteio de brindes aos alunos do Programa

Apresentação de trabalhos do Programa durante o coquetel.

Cartaz

Comissão organizadora: Dra. Claudia Simões, Dra. Elisabeth Mansur, Dra. Georgia Pacheco,  Dra. Maria das Graças Justo, Dra. Norma Albarello e Dra. Renata Garcia (NBV/IBRAG/UERJ).