No dia 16 de dezembro foi realizado o evento “IBRAG: 45 anos de VIDA!” em comemoração à proposta de estrutura do Instituto que foi consolidada em dezembro de 1976, reunindo a área Biológica, do antigo curso de História Natural (que em 1968 passou a integrar o Instituto de Biologia) e a área Biomédica, do antigo Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências Médicas.
O novo curso foi iniciado sob a Direção do Prof. Roberto Alcantara Gomes, falecido há 30 anos (e que neste completaria 80 anos de vida), e do Prof. Mauro Velho de Castro Faria.
Na mesa de abertura do evento estavam o Vice-Reitor, Prof. Mário Sergio Alves Carneiro; o Prof. Alex Manhães, Diretor do Depesq e docente do IBRAG, representando a Pro-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR2); o Prof. Jorge Carvalho, Diretor do Centro Biomédico e  a Profa. Norma Albarello, Diretora do IBRAG. Após a fala dos integrantes da mesa, a Profa. Alessandra Thole, Vice-diretora do IBRAG, fez  a apresentação da estrutura atual da Unidade, informando a atualização do site do IBRAG com as linhas de pesquisa destacando o tema VIDA, assim como o corpo de servidores técnicos e docentes. Na sequência, divulgou o resultado do concurso sobre a proposta vencedora da nova logomarca do IBRAG, do aluno Mateus Rainho. O concurso visou valorizar a participação dos alunos na escolha da nova marca da Unidade, que será registrada pelo InovUERJ.
O Prof. Elizeu de Carvalho (LDD/IBRAG) fez a homenagem ao Prof. Roberto Alcantara Gomes, falando da sua trajetória no Instituto, seguido de Flavia Alcantara Gomes, filha do homenageado.  Na sua fala de encerramento, a Profa.  Norma homenageou a Profa. Alessandra Thole, que não teve a cerimônia de posse de vice-diretores em função da pandemia de Covid-19 e também por fazer aniversário no dia seguinte. O Prof. Jorge Carvalho entregou as flores da homenagem e também homenageou a Profa. Norma   pela organização do evento, que foi transmitido ao vivo pela TV UERJ (https://youtu.be/bCkr-4MvZjo). Mais informações em http://www.ibrag.uerj.br/index.php/noticias/685-ibrag-45-de-vida.html

Visão parcial do público presente no auditório da Reitoria, com as limitações de ocupação em função dos protocolos da pandemia.

Após a fala do Prof. Mário Sérgio, representando a Reitoria, o Prof. Alex Manhães (DCF/IBRAG) fez o seu pronunciamento em nome da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa. A servidora Simone de Araújo, assessora do Centro Biomédico, foi a cerimonialista.

A Profa. Norma Albarello, Diretora do IBRAG, em seu discurso de abertura, destacou a importância do evento nesse momento de valorização da vida e da homenagem ao Prof. Roberto, primeiro diretor na nova configuração do Instituto, responsável por muitas  ações que levaram ao crescimento da Unidade e da sua expressiva contribuição à ciência e à sociedade.

Da esquerda para a direita, a Profa. Alessandra Tholedurante a apresentação da estrutura da Unidade e com o aluno Mateus Rainho na divulgação do resultado do concurso da nova logomarca do IBRAG e entrega do prêmio.

O Prof. Elizeu Fagundes de Carvalho durante a sua fala na homenagem ao Prof. Roberto Alcantara Gomes.

A Profa. Flávia Alcantara Gomes (à esquerda), aluna egressa do IBRAG e docente da UFRJ, também fala da trajetória de seu pai e recebe da Direção do IBRAG, junto com sua irmã Cláudia, flores e a placa de homenagem ao Prof. Roberto Alcantara Gomes.

No evento estavam presentes as duas filhas do primeiro casamento do Prof. Roberto Alcantara Gomes, Claudia e Flávia Carvalho Alcantara Gomes, e o filho mais novo de Flávia, Gabriel. A filha caçula do Prof. Roberto, Maíra Valsa Alcantara Gomes, não participou do evento por motivo de viagem.

Após as homenagens, a  Profa. Norma Albarello faz sua fala de encerramento e seus agradecimentos.

À esquerda, familiares do Prof. Roberto Alcantara Gomes, suas filhas e neto, com Maria Del Carmen Fernández Corrales, assessora da PR2 e última companheira do Prof. Roberto.

À Direita, a Profa. Norma Albarello, Diretora do IBRAG, com as filhas (Flávia e Cláudia) e o neto (Gabriel) do Prof. Roberto Alcantara Gomes.

Após o evento, a Profa. Norma recebeu servidores do IBRAG para um brinde. À esquerda, com o Biólogo Hugo Ricardo dos Santos, do Departamento de Zoologia (DZ/IBRAG) e assessor da PR2. À direita, com as pesquisadoras do Núcleo de Biotecnologia Vegetal, Tatiana Carvalho de Castro, Georgia Pacheco Peters e Renata Garcia.

Profa. Norma ladeada pelas servidoras Nádia Mathias (à esquerda), assessora da Reitoria e Tatiana Carvalho de Castro, Farmacêutica do IBRAG. À direita, com o Prof. Jorge Carvalho, Profa. Alessandra Thole, Prof. Lincoln Tavares (Pro-reitor de Graduação), Prof. Antônio Peregrino (Subchefe do Departamento de Ciências Radiológicas) e Prof. Egberto Moura, Coordenador do Centro de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento (CEED/UERJ) e docente do DCF/IBRAG.

Profa. Norma brinda com a Profa. Alessandra Thole e com o Prof. Egberto Gaspar de Moura, na recepção após o evento.

Profa. Norma e convidados: Prof. Luís Antônio Campinho Pereira da Mota, Pro-reitorde Pós-graduação e Pesquisa; Prof. Elizeu Fagundes de Carvalho (Decol/IBRAG) e Prof. Roberto Bezerra (DBB/IBRAG).