O Conselho Regional de Biologia – 2ª Região vem a público se manifestar solidário aos trabalhadores e trabalhadoras, aposentados e pensionistas, e em especial os profissionais de Biologia do funcionalismo do estado do Rio de Janeiro que até o momento não estão com seus salários pagos em dia. Tal situação é resultado de uma calamidade financeira declarada e proclamada pelo próprio governo estadual.
 
Entendemos, que qualquer crise não pode ser a razão para que salários, em caráter alimentar, sejam atrasados na forma com que se apresenta hoje no estado do Rio de Janeiro. Vemos também com apreensão que instituições como a UERJ, UENF e UEZO, que são de excelência, e que há muito tempo já se encontravam sucateadas, mesmo antes da tal crise, sigam sem perspectiva de receber os investimentos necessários.
Podemos citar o Hemorio, Inea e outras instituições estaduais em que trabalham biólogos, sendo cada dia mais relegadas ao segundo plano, com poucos recursos e, principalmente, sem novos concursos para contratação destes profissionais.
 
No setor da Educação Básica, vemos os colegas professores e profissionais da Educação receberem salários em dia, mas isso graças ao FUNDEB, que é uma verba carimbada para esse setor. Isto não é favor, é obrigação.
 
Devido a isso, o CRBio-02 e CFBio estão avaliando conjuntamente a situação dos profissionais de Biologia registrados que se encontram em dificuldades para o pagamento da anuidade e que sejam dependentes de salários pagos pelo estado do Rio de Janeiro. Aqueles que estejam nesta condição devem entrar em contato com o CRBio-02 para tratar do assunto através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
 
Plenária dos Conselheiros