O Atlas de Botânica, lançado em 2014 pela Editora Rede Sirius (UERJ), foi produzido no âmbito do Edital de Apoio à Melhoria do Ensino em Escolas da Rede Pública sediadas no Estado do Rio de Janeiro da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). A pesquisa foi realizada no Laboratório de Anatomia Vegetal sob a coordenação das professoras Dra. Ana Maria Donato (Departamento de Biologia Vegetal) e Dra. Andréa Espinola de Siqueira (Departamento de Ensino de Ciências e Biologia) do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes  (IBRAG/UERJ).    O objetivo deste material é auxiliar o professor da Educação Básica na abordagem dos conteúdos curriculares de Biologia Vegetal.  O Atlas, criado com o software Microsoft® Office PowerPoint® 2007 e convertido em pdf, é ricamente ilustrado com fotografias legendadas, visando gerar interesse e curiosidade nos estudantes. O mecanismo de hiperlinks foi utilizado visando permitir o trânsito multidirecional entre os slides e, assim, otimizar a sua utilização.   Com o tamanho aproximado de 8,9 MB, o material apresenta, em 216 slides, imagens que evidenciam estruturas como epiderme, estômatos, tricomas, felogênio, tipos de parênquimas, colênquimas e esclerênquimas, xilema, floema, drusas e ráfides.   Foi dada ênfase nas áreas de morfologia e anatomia visando estimular os alunos a conhecer parte da diversidade vegetal do planeta.  O material também pode ser usado como fonte de consulta para os estudantes em seu ambiente escolar ou domiciliar, sem a necessidade de um microscópio e como um banco de imagens, o Atlas também pode ser usado em aulas teóricas, práticas e, inclusive, no ensino à distância.
Uma Proposta de Atlas de Botânica para incentivar o ensino na Educação Básica
Organizadoras: Dra. Ana Maria Donato e Dra. Andréa Espinola de Siqueira
Autores: Mylena Guedes Passeri, Frederico Pegoraro Fernandes Pereira e Nathalia Beatriz Ramos de Sá

ISBN 978-85-88769-80-9