Na confraternização dos servidores do IBRAG realizada em 12/12/19, dia do aniversário de 51 anos do Instituto de Biologia, técnicos e docentes da Unidade deixaram registrados os presentes que receberam em 2019. Compartilhamos com você as lembranças e boas notícias do evento e desejamos um Novo Ano de muitas realizações, com paz, saúde e harmonia!

Boas festas!

 

 

Confraternização no Restaurante Kilograma, Vila Isabel.


 


Presentes de 2019 compartilhados no evento
 
Norma - IBRAG
O Laboratório de Biotecnologia de Plantas - Labplan, que está sob a minha coordenação, completou 30 anos de atividades e recebeu recursos FAPERJ em vários editais; alunos foram agraciados com premiações, menções honrosas, aprovação em concursos; novos alunos chegaram e também novos integrantes na família Labplan (bebês de Débora e Victor). Também recebi os votos e a confiança do IBRAG para a sua direção.
 
Gayoso - DCR
Comemorando 25 anos de UERJ, de IBRAG, de LCR e de Jorge José na direção do IBRAG. Bodas de prata!
 
Cláudia Simões Gurgel - NBV
Projetos aprovados e recuperação da UERJ, elevadores novos, luz de led nos corredores, artigos publicados, prêmios recebidos e muitas celebrações no Núcleo de Biotecnologia Vegetal - NBV, integrado por laboratórios dos Departamentos de Biologia Vegetal e Biologia Celular.
 
Israel - DBB
Trouxe o programa “UERJ na agenda 2030”. Que em 2020 ele possa agregar mais para os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) sejam alcançados.
 
Jorge - IBRAG
Eleito como primeiro diretor do Centro Biomédico pertencente ao IBRAG.
 
Roberto Bezerra (Bob) - DBB
A renovação do IBRAG, fundado pelo Prof. Roberto Alcantara Gomes, que está sendo feita pelos novos integrantes. E ver hoje aqui professores antigos como Marly Veiga e Roberto Soares de Moura é uma grande alegria, em especial a Marly, pela criação do Memorial do Ensino de Ciências. Pensando na nossa meta futura: Celulão!
 
Paulo Brito- DZ
A consolidação da nossa plataforma de tratamento e reconstrução de imagens tridimensionais; a bolsa cientista do nosso Estado e a bolsa sanduíche na França para o aluno Marcos Coelho.
 
Camila Cupello - DZ
Aprovação no programa de apoio à docência e do projeto “synchrotron spring 8”, no Japão.
 
Marisa - DCF
Indicada como sub-chefe do meu departamento e assistir ao evento agenda 2030 na UERJ.
 
Cláudio - DCR
Convocação para o cargo de técnico em biotecnologia, o que vai me permitir voltar à prática do magistério.
 
Marly Veiga - DECB
A inauguração do Memorial de Ensino de Ciências. Fui a primeira mulher que dirigiu o Instituto, que iniciou com três departamentos e agora somos 13 departamentos.

Comemoração dos 51 anos de criação do Instituto de Biologia (12/12/68) e dos 43 anos do IBRAG (20/12/76).


Presentes de 2019 compartilhados no evento
 
Alexandra Rizzo - DZ
Completei 10 anos de casa, o primeiro em que completamos o ano letivo dentro do próprio ano. Tive três alunos de graduação participando de um Congresso Internacional pela primeira vez, graças ao IBRAG. E depois de um longo tempo senti a UERJ viva. Ela pode ter muitos problemas, mas me sinto bem nessa universidade. Dentre outros artigos publicados, teve um com colegas da USP, EUA e Japão, sobre poliquetas que se alimentam de ossos de baleia de água profunda e tive três espécies novas em minha homenagem.
 
Flávio Dantas - DBB
Aprovação de duas alunas no exame de qualificação de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal - PGBV/IBRAG.
 
André - DZ
Promoção no cargo técnico T1 para T2.
 
Márcia Paes - DBq
Foi um ano de muitas conquistas no Laboratório de Tripanossomatídeos e Vetores, do IBRAG, com artigos importantes em revistas de alto impacto, início de colaboração com o “Center of global and tropical emerging diseases” e a retomada de projetos da FAPERJ que foram aprovados.
 
Carlos Frederico (Fred - DECOL)
Meu maior presente foi o fim do ataque à nossa querida UERJ, representando o início da recuperação da tentativa de destruição que sofreu. Se esqueceram que a UERJ é muito maior que esses pequenos diminutos.
 
Cristiane - DFP
Uma grande conquista foi a ampliação do espaço físico com a inauguração das novas salas de aula do PAPC e também a retomada dos auxílios pelos editais FAPERJ, fruto da dedicação dos professores alunos e técnicos que mantém a chama do ensino e da pesquisa em nossa instituição. Nosso departamento sofreu uma redução drástica de professores, mas tivemos em 2019 de abertura de concursos e estamos recompondo o quadro docente do departamento.
 
Cátia Callado - DBV
Tivemos no Laboratório de Anatomia Vegetal a entrada de um técnico de nível superior, primeiro concurso do laboratório e também a inauguração das exposições “Botânicos da UERJ”, nas aleias do Parque Botânico da Ilha Grande. Esse momento da confraternização do IBRAG nos traz a renovação da esperança de uma universidade muito melhor.
 
Sheila Magalhães - DCR
Tenho 37 anos de UERJ e há duas questões que gostaria de compartilhar com meus colegas do IBRAG: assessorar a chefia mais recente do novo departamento do IBRAG, o DCR, que está tendo ampliação do seu espaço. A segunda foi uma grande honra ter organizado junto com as professoras Marly Veiga e Norma Albarello a inauguração do Memorial do Ensino de Ciências. Não poderia deixar de mencionar a imensa satisfação de encontrar aqui um grande amigo para celebrar o fim de ano do IBRAG, o professor Roberto Soares de Moura com quem tive o privilégio de ter assessorado em anos anteriores.
 
Luís Alexandre Magalhães - DCR
A criação do DCR depois de 25 anos de existência do LCR, a aprovação da construção do anexo do LCR e a renovação de sua acreditação do através do Inmetro.
 
Nena Bergallo - DECOL
Com certeza foi um ano muito difícil para ciência, educação e meio ambiente, mas se tem um lugar que me sinto bem é na UERJ, mais especificamente no Decol. Neste ano completei meus 25 anos de UERJ cercada por pessoas muito queridas e também passei à coordenação científica do CEADS, que tem sido um grande desafio para integrar as pesquisas na Ilha Grande.
 
Lena Geise - DZ
Minha aluna Marianne foi primeiro lugar no PPGEE do IBRAG e teve o projeto de mestrado selecionado pelo Fumbio, recebendo R$ 20.000,00 para estudar os bugios da Ilha Grande. Receber recursos da FAPERJ, entrando novos projetos aprovados e ver a Norma, minha contemporânea na graduação, como nossa nova diretora. Também o Teatro Noel Rosa reinaugurado e o elevador novo do “Haroldinho”.

Boas notícias e conquistas de 2019 foram compartilhadas.



À Esquerda, professores Marly Cruz Veiga da Silva e Roberto Bezerra (Bob). Prof. Roberto Soares de Moura com a Profa. Norma Albarello. Professoras Marisa Breitenbach e Marly Veiga, que já foram diretoras da Unidade, com a Profa. Norma Albarello, diretora eleita.