Desde o início da expansão do coronavírus (causador da enfermidade COVID-19) no estado do Rio de Janeiro, diversas medidas têm sido tomadas pelas autoridades de saúde para esclarecer e proteger a população.
 
No Campus da UERJ em Ilha Grande, o CEADS (Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável), localizado em Vila Dois Rios, seguindo as determinações do AEDA 13/Reitoria/2020, suspendeu todas as atividades acadêmicas (trabalhos de pesquisa de campo, disciplinas de graduação e de pós-graduação da UERJ e de outras instituições, cursos de extensão e de formação continuada para professores e atividades de divulgação científica). A par das medidas de restrição de acesso de turistas tomadas pela administração do PEIG (Parque Estadual da Ilha Grande) e restrição de transporte apenas para moradores e serviços essenciais, isso resultou na diminuição do fluxo de pessoas entre o continente e a Ilha Grande.
 
Todavia, a Ilha Grande e em concomitância a Vila Dois Rios, não estão isoladas do mundo. No sentido de colaborar com a difusão de informação voltada para os moradores da Vila Dois Rios, a equipe do CEADS, liderada pela Coordenadora de Extensão Profa. Marilene de Sá Cadei, produziu uma Cartilha com informações básicas, que mesmo considerando a realidade da Vila Dois Rios, pode ser utilizada por qualquer pessoa. O material está disponível no site do IBRAG em: http://www.ibrag.uerj.br/index.php/160-ceads/materiais-produzidos-ceads/521-corona.html
 
Fonte: Profa. Sonia Barbosa dos Santos 
Professora Associada IBRAG/UERJ
Diretora do CEADS