No dia 18/03/22, no Teatro Odylo Costa Filho, Campus Maracanã, foi realizada a cerimônia de premiação da Primeira Edição do Prêmio Anísio Teixeira, como reconhecimento da contribuição dos técnico-administrativos para a construção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
No mesmo evento, além dos 112 técnicos-administrativos premiados e que receberam menção honrosa, também foram homenageados os servidores que completaram 25 anos e 40 anos de atividades em 2020, quando foram comemorados os 70 anos da UERJ (http://www.ibrag.uerj.br/index.php/noticias/591-o-ibrag-nos-70-anos-da-uerj.html) e as atividades ocorreram apenas on line. Vários servidores do IBRAG, na ocasião homenageados no site da Unidade (http://www.ibrag.uerj.br/index.php/noticias/585-servidores-homenageados-do-ibrag-nos-70-anos-da-uerj.html), participaram da cerimônia.

Pelo Centro Biomédico, a premiada foi a servidora Tatiana Carvalho de Castro, funcionária do IBRAG no cargo de Técnico de Nível Superior (Farmacêutica), e mais três servidoras do IBRAG também receberam Menção Honrosa pelo Centro Setorial.

Abertura do evento com apresentação musical sob a regência do maestro Mário Assef.

A servidora Tatiana Carvalho de Castro sendo cumprimentada pelo Magnífico Reitor da UERJ, Prof. Ricardo Lodi. Ao lado, com o Diretor do Centro Biomédico, Prof. Jorge Carvalho, e a Superintendente da SGP, Cláudia Rebello de Mello.

A funcionária Tatiana Carvalho de Castro recebe a placa de homenagem.

Servidores dos quatro Centro Setoriais e do HUPE, após a premiação.

Prof. Jorge Carvalho, Diretor do CBI e também professor do IBRAG, faz o discurso de homenagem aos servidores que completaram 25 anos e 40 anos de atividades em 2020, sendo vários dos homenageados, docentes e técnicos do IBRAG.  À direita, Profa. Valéria Gallo, do Departamento de Zoologia (DZ/IBRAG).

Da esquerda para a direita, Victor Pelliccione, Luciano Marques Alves e Simone Simplício.

Da esquerda para a direita, Claudio Sérgio Correa Lau, Jussara Mendonca dos Santos e Marcos Rochedo Ferraz.

Da esquerda para a direita, Cid Couto Chaves, Claudia Moura e Carlos Roberto Gayer.

Servidores homenageados do IBRAG com o Diretor do CBI, Prof. Jorge Carvalho, e a Diretora da Unidade, Profa. Norma Albarello.

O funcionário Antônio Carlos Teixeira de Souza, que atua no Departamento e Biologia Vegetal (DBV/IBRAG), recebe a placa de homenagem pelos 40 anos de atividades completados em 2020.

A servidora premiada pelo CBI durante o coquetel com membros da Reitoria e Direção do IBRAG.

Texto de Indicação da Candidata vencedora pelo CBI ao Prêmio Anísio Teixeira

Tatiana Carvalho de Castro recebe o Prêmio Anísio Teixeira pelo CBI.“Qual/quais projetos ou ações cotidianas foram realizadas pelo(a) servidor(a) indicado(a) que tenham acarretado importante contribuição e impactos para a instituição no ano de 2021?”
A servidora está entre os funcionários mais antigos do Núcleo de Biotecnologia Vegetal (NBV/IBRAG), tendo formação acadêmica em nível de pós-graduação realizada no NBV (mestrado e doutorado). Desde o início de suas atividades na UERJ demonstrou compromisso e grande responsabilidade com as demandas de trabalho, ampliando sempre suas ações no grupo de pesquisa, que passaram a incluir a orientação de alunos em projetos do programa de Estágio Interno Complementar – Cetreina/PR1, alguns contemplados com prêmios e menções honrosas. Iniciou suas atividades como técnica de laboratório nível médio/biotecnologia e fez novo concurso para técnico de nível superior/farmacêutico, o que a habilitou ainda mais na expressiva colaboração que tem dado junto aos alunos do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal (PGBV/UERJ).

No período da pandemia, atuou presencialmente e realizou atividades não só no apoio técnico do laboratório e de outras estruturas do NBV, mas também buscando alternativas para as atividades extensionistas do laboratório, especialmente no treinamento de alunos em atividades de divulgação por mídias sociais e nos conteúdos específicos de Biotecnologia Vegetal, devido à impossibilidade de estarem presencialmente. Em 2020 participou, durante a quarentena, de atividades promovidas pelo Departamento de Inovação da UERJ - InovUerj, com a produção de material na Trilha de Aceleração realizada em parceria com o Sebrae e com a aceleradora Sai do Papel® (Programa Pesquisador Empreendedor), visando ampliar as atividades de natureza extensionista do grupo (@verde.in.vitro), tendo desdobramentos para o evento deste ano, o Rio InnovationWeek. A servidora é conhecida no grupo de pesquisa pela motivação que desperta nos alunos para o conhecimento científico e dedicação às atividades laboratoriais. Também participou em 2021 do projeto que foi aprovado na FAPERJ para a revitalização do Horto Botânico da UERJ, iniciando suas atividades com a limpeza do local e atuando junto a diferentes setores da Prefeitura dos Campi para o atendimento de diferentes demandas relacionadas à organização do espaço. Em síntese, a servidora tem dado valiosa contribuição em atividades de ensino, pesquisa, extensão e também de natureza administrativa.