Em evento realizado no dia 28/09/23 pela direção do Núcleo de Envelhecimento Humano (NEH), nova unidade administrativa da UERJ aprovada em sessão do Consun de 22/07/23, o Prof. Jorge Carvalho, docente do Departamento de Histologia e Embriologia (DHE/IBRAG) e Diretor do Centro Biomédico (no momento desincompatibilizado para concorrer ao cargo) recebeu homenagem pelo apoio no processo de criação do NHE. O Prof. Renato Veras, idealizador e diretor da unidade, anteriormente conhecida como Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), destacou a contribuição do Prof. Jorge no processo de criação do NHE e a importância do espaço, que neste ano completou 30 anos de atividades. O Prof. Jorge reafirmou a importância do NEH, que possui um ambulatório com atendimento a diversos idosos, atuando também em parceria com o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) no acompanhamento dos doentes idosos em seus tratamentos, garantindo a proteção integral, de acordo com a legislação, e oferecendo o atendimento adequado. Também exerce a formação de alunos de graduação, não só na formação de futuros médicos, mas também de psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e assistentes sociais, entre outras áreas importantes da gerontologia.  Nestas áreas, o atendimento no Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), conta com um centro de convivência no qual os alunos participam propiciando aos idosos uma proteção social muito relevante e bem avaliada pela comunidade acadêmica. 
 
Vale destacar, que o NEH tem o maior programa de geriatria e gerontologia, com cursos de especialização, mestrado e doutorado, e tornou-se um dos maiores projetos brasileiros sobre envelhecimento humano. Já especializou mais de 3.000 alunos e criou uma revista científica internacional e indexada – a Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a mais importante da área da geriatria no Brasil. Além disso, o NHE oferece inúmeras atividades no âmbito social, disponibilizando cursos para os idosos em diferentes modalidades, e atividades como dança, visitas guiadas a museus, parques e reservas ecológicas, bem como a pontos turísticos do Rio de Janeiro.
 
 

À esquerda, o Prof. Jorge Carvalho faz a sua exposição sobre a história e contribuição do Núcleo de Envelhecimento Humano (NEH), anteriormente conhecido como Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati). À direita, com o Prof. Renato Veras, idealizador e diretor do NHE.

Público presente no evento, um dos que comemorou  os 30 anos da Unati, atual Núcleo de Envelhecimento Humano (NEH).