Com profundo pesar, informamos o falecimento do Dr. José Carlos Pelielo de Mattos, Biólogo do Departamento de Biofísica e Biometria (DBB/IBRAG) e Professor Associado do Departamento de Ciências da Natureza, do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ).

José Carlos, carinhosamente conhecido como “Zkk”, foi convidado para proferir a palestra da aula inaugural do IBRAG para a turma de 2023/1, onde contou sobre a sua trajetória no Instituto, desde aluno de graduação e estagiário do Prof. Adriano Caldeira de Araujo, até a sua atuação como docente e pesquisador na área de Biologia (http://www.ibrag.uerj.br/index.php/noticias/780-aula-inaugural-ibrag-2023-1.html). Era casado com a Dra. Lídia Maria F. de Amorim, docente do Departamento de Biologia Celular e Molecular da UFF, com quem teve um casal de filhos, Gabriel e Bruna. Além de Biólogo do IBRAG e docente do CAp-UERJ, José Carlos teve importante atuação como docente dos Programas do IBRAG de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (PGBV) e em Ensino de Biologia (ProfBio).

O Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (IBRAG/UERJ) lamenta profundamente por esta irreparável e precoce perda, tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional, manifestando solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho do nosso querido Zkk. A pedido da família, o enterro ocorrerá amanhã, 06/01/24, em Fernandópolis (SP), sua terra natal.